Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6255
Tipo: Tese
Título: Sob a moldura da tropicália: canções E capas de discos em relações intersistêmicas
Autor(es): Araújo, Luís André Bezerra de
Primeiro Orientador: Ribeiro Neto, Amador
Resumo: A Tropicália surgiu no final de 1967, com as canções ―Alegria, alegria‖ (Caetano Veloso) e ―Domingo no parque‖ (Gilberto Gil). Mas foi em 1968 que o movimento musical deixou registrado em disco suas principais obras. Naquele ano foram lançados os discos de Tom Zé, Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil e o disco coletivo Tropicália ou panis et circensis. Estes álbuns representaram um novo momento na canção brasileira: da abertura explícita aos diálogos culturais com outros países e com diversas linguagens artísticas. Nosso trabalho investiga como se deu, paralelamente, a virada de rumo no design gráfico brasileiro, a partir da análise das capas destes discos, dialogando as imagens com as canções. Partimos dos estudos de Luiz Tatit sobre canção e do conceito de diálogo cultural segundo a Semiótica da Cultura.
Abstract: Tropicalia emerged in late 1967 with the songs ―Alegria, Alegria‖ (Caetano Veloso) and ―Domingo no Parque‖ (Gilberto Gil). But it was in 1968 that the musical movement left his major works recorded. In that year were released records by Tom Zé, Os Mutantes, Caetano Veloso, Gilberto Gil and the collective record Tropicália ou panis et circensis. These albums represented a new moment in the Brazilian Music: opening the explicit cultural dialogues with other countries and with different artistic languages. Our work investigates how was, parallely, turned towards the Brazilian graphic design, from the analysis of the covers of these records, discussing the images with the songs. We started from Luiz Tatit s studies on song and the concept of cultural dialogue according to the Semiotics of Culture.
Palavras-chave: Tropicália
Canção
Design gráfico
Capas de discos
Semiótica da Cultura
Tropicália
Song
Graphic design
Album covers
Semiotics of Culture
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ARAÚJO, Luís André Bezerra de. Sob a moldura da tropicália: canções E capas de discos em relações intersistêmicas. 2013. 174 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6255
Data do documento: 21-Mar-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.