Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6342
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino e a aprendizagem de língua inglesa na escola rural: uma abordagem sociolinguística |
Autor(es): | Barreto, Maria Irisdene Batista |
Primeiro Orientador: | Chianca, Rosalina Maria Sales |
Resumo: | O presente trabalho, ancorado na Linguística Aplicada, tem como objeto de estudo a interação que ocorre na sala de aula da Escola Rural (doravante ER) em relação ao ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa (doravante LI). As hipóteses levantadas mostram que o aluno do 6º ano do Ensino fundamental de uma ER do município de Cajazeiras-PB, não tem claramente definido a importância de estudar a LI, além disso, embora o professor de LI possua formação acadêmica, apresenta uma competência comunicativa limitada para estabelecer momentos de interação e favorecer o interesse, a participação e o contato com a língua em estudo. Pretendemos refletir como a interação favorece a efetivação do ensino e da aprendizagem de LI na sala de aula da ER. A fundamentação teórica se apoia nos estudos da sociolinguística Interacional (Gumperz & Cook-Gumperz, Bortoni-Ricardo), inter-relacionando-se com a concepção de educação preconizada por Paulo freire, que tem como foco o diálogo. O método de pesquisa utilizado é a abordagem do tipo qualitativa exploratória, que possibilita compreender os fenômenos a partir da perspectiva dos participantes envolvidos. A análise e a interpretação dos dados desta pesquisa são feitos através da análise de conteúdo dos relatos e das respostas dadas no questionário observando a inter-relação com as discussões previamente realizadas. Nesse sentido, a análise aponta que a perspectiva do aluno da ER é construir significado para sua aprendizagem. No entanto, a limitada competência comunicativa do professor não garante a eficiência na interação. Diante disso, à medida que o professor assume uma postura de educador-reflexivo e redireciona sua prática interagindo com os indivíduos que estão inseridos em contextos sociolinguísticos e culturais, reflete positivamente no processo de ensino e aprendizagem. |
Abstract: | This paper, situated in the field of the Applied Linguistics, has as its object of study the play in the teaching and learning of foreign language, particularly the English language, in Rural School. The fundamental hipothesis is that the lack of motivation causes the selflessness for the English language classes and emphasize the low results of learning. We intend to reflect as the teaching of English language occurs in the rural context and the consequences of the play approach for the learning, watching as the relation between the native language and the foreign language contributes for the developing of the communicative competence. The theoretical support of this research centers in the Interactional Sociolinguistics (Gumperz & Cook-Gumperz, Bortoni-Ricardo) in Paulo Freire s dialogic pedagogy and others. In order to obtain the trustful results, the data were collected from questionnaire answers from students of the 6th grade and the principal of a rural school that is located in Cajazeiras-PB, besides narratives that were produced by the students and researcher-teacher. The analysis of the data is based in an interpretative methodology which aims to demonstrate the importance of the play activities and their reflexes for the learning. The results confirmed that the teaching of EL, in rural school, might be meaningful when the teacher use play procedures like a motivated way in order to become the student aware of the cultural diversity. |
Palavras-chave: | Ensino e Aprendizagem Diálogo Língua Inglesa Escola Rural Learning and teaching play dialog English language Rural school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Linguística |
Citação: | BARRETO, Maria Irisdene Batista. O ensino e a aprendizagem de língua inglesa na escola rural: uma abordagem sociolinguística. 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6342 |
Data do documento: | 3-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.