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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Dizeres e sentidos : análises de discursos produzidos em situação de inclusão escolar
metadata.dc.creator: Fernandes, Elaine Ferreira Banja
metadata.dc.contributor.advisor1: Aldrigue, Ana Cristina de Sousa
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta análises dos dizeres e sentidos institucionalizados na memória dos sujeitos envolvidos com a inclusão da pessoa com deficiência na escola de ensino regular, promovido pelas relações interdiscursivas. Nosso objetivo maior se constitui em comprovar a existência de marcas de formações discursivas de exclusão, e discutir se estas se constituem em efeitos de sentidos atribuídos à pessoa com deficiência em situação de inclusão escolar. Para tanto, analisamos os enunciados de uma professora e de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Recife/PE. Como base teórica, utilizamos a Análise do Discurso Francesa, partindo dos diálogos entre Pêcheux (1993; 1997), Bakhtin (1988; 1992; 2003), Foucault (1979; 1985; 1997; 2001; 2002; 2004; 2007), entre outros. E, para discutir as questões sobre a inclusão, suas evidências, determinados juízos de valor e suas manifestações, nos pautamos em obras dos autores: Pessotti (1984), Goffman (1988), Jannuzzi (1992), Holmes (1997), Mazzotta (1998), entre outros. Nosso corpus é composto pelo registro de uma conversa que tivemos com a professora, um laudo médico e cinco redações de estudantes do quinto ano da primeira fase do ensino fundamental. Fizemos nossa pesquisa em espaço escolar propício a realizações de acontecimentos discursivos, que permitiram compreender como apareceu um determinado discurso e não outro. Entre os discursos focalizados, que constituem os sujeitos com deficiência, destacamos o discurso dominante de exclusão (DE) e o discurso caracterizado pela inclusão (DI). Esses discursos foram analisados e comprovados e permitiram-nos concluir que, na sala de aula estudada, a inclusão da pessoa com deficiência ainda não acontece na prática.
Abstract: Este estudio presenta un análisis de palabras y significados en la memoria de los sujetos implicados. institucionalizada con la inclusión de las personas con discapacidad en la escuela de la educación, promovido por interdiscursivas relaciones. Nuestro objetivo es mostrar si hay más marcas de las formaciones discursivas de la exclusión, y discutir si son, en efecto, los significados atribuidos a la persona con discapacidad en una escuela de inclusión. Para ello, se analizan las declaraciones de un profesor y estudiantes de la escuela primaria en una escuela pública en la ciudad de Recife / PE. Como una base teórica, utilizando el Análisis de Discurso francés, sobre la base del diálogo entre Pêcheux (1993, 1997), Bakhtin (1988, 1992, 2003), Foucault (1979, 1985, 1997, 2001, 2002, 2004, 2007), entre otros . Y para discutir temas acerca de la inclusión, sus pruebas, algunas sentencias de valor y sus manifestaciones, sobre la base de las obras de los autores: Pessotti (1984), Goffman (1988), Jannuzzi (1992), Holmes (1997), Mazzotta (1998), entre otros. Nuestro cuerpo está compuesto por el registro de una conversación que tuvimos con el profesor, un informe médico y cinco ensayos de los estudiantes de quinto año de la primera etapa de la educación básica. Hicimos nuestra investigación sobre la escuela conducentes a la realización de actos discursivos, que han aparecido a entender cómo un discurso y no en otro. Entre las intervenciones se centraron, que son los sujetos con discapacidad, se destacan el discurso dominante de la exclusión (DE) y el discurso caracterizado por la inclusión (DI). Estos discursos se han analizado y demostrado y nos ha permitido concluir que, en el aula de estudio, la inclusión de la persona discapacitada no es todavía el caso en la práctica.
Keywords: Discursos
Deficiência
Escola
Inclusão
Discursos
discapacidad
Escuela
Inclusión.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citation: FERNANDES, Elaine Ferreira Banja. Dizeres e sentidos : análises de discursos produzidos em situação de inclusão escolar. 2009. 87 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6346
Issue Date: 3-Jul-2009
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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