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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6367
Tipo: Dissertação
Título: A construção de sentidos em anúncios no jornal O Parahybano
Autor(es): Costa, Daniel Vitor da Silveira da
Primeiro Orientador: Sousa, Maria Ester Vieira de
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados do estudo realizado sobre a construção do sentido nos anúncios publicitários de remédios encontrados no jornal O Parahybano, de 1892. Partiu-se do princípio de que todo enunciado, na construção do sentido, é influenciado e constituído por elementos como a estrutura, o conteúdo, o estilo, além de fatores exteriores, como o contexto, não só na produção como na recepção do sentido. Como objetivo geral, procurou-se analisar a formação/produção de sentido no gênero anúncio publicitário, a partir de um corpus composto dos anúncios publicitários referentes a remédios encontrados no jornal O Parahybano do ano de 1892. Para tanto, buscou-se a Teoria da Enunciação inspirada nos estudos desenvolvidos por Bakhtin e diversos teóricos, como Barros (2001), Brait (2005) e Flores e Teixeira (2000). Outros autores foram fundamentais à pesquisa relativos à contextualização histórica do jornal como veículo de comunicação e suporte, como: Nicolau (2009), Martins (1978), Araújo (1986), Gonzales (2003), Marcuschi (2003), Chartier (1999a e 1999b), Barbosa (2007 e 2010) dentre outros. A metodologia aplicada neste trabalho consistiu na seleção do corpus composto por nove anúncios de remédios, publicados no jornal em questão , seguida da revisão bibliográfica, para se fazer as análises através de uma abordagem multiteórica, a partir dos métodos dialético, indutivo e de pesquisas bibliográficas e documentais. A análise revelou que o gênero anúncio teve o propósito de circular informações ou promover a venda de produtos ou serviços no século XIX. Ainda constatou-se que o anúncio se caracteriza como um gênero por apresentar uma forma relativamente estável como enunciado concreto e que a questão do conteúdo temático, juntamente com a construção composicional e o estilo, ao serem marcados pelas nuances de uma atividade humana específica na esfera sócio-verbal, tanto caracterizam e definem o gênero discursivo como são fundamentais ao processo de [re]construção de sentido.
Abstract: This paper presents the results of the study on the construction of meaning in drug advertisements found in the O Parahybano newspaper, 1892. It is assumed that every statement in the construction of meaning, is influenced and formed by elements such as structure, content, style, and outside factors such as context, not only in production as in reception of meaning. As a general goal, we tried to analyze a corpus of advertisements relating to drugs taken from the newspaper The Parahybano the year 1892 with a view to understanding the formation/production of meaning in the advertisement genre. To this end, we sought the Theory of Enunciation inspired in the studies developed by Bakhtin and other theorists who follow this perspective, as Barros (2001), Brait (2005), Flowers and Teixeira (2000) and Marcuschi (2003). Other authors were fundamental to the work on the historical contextualization of the newspaper as a vehicle for communication and support, as Nicholas (2009), Martins (1978), Araújo (1986), Gonzales (2003) Chartier (1999a and 1999b), Barbosa (2007 and 2010) among others. The methodology applied in this study consisted in the selection of the corpus - comprising nine drug ads, published in The Journal Parahybano, 1892 -, followed by literature review, in order to make an analysis by a multitheorical approach from the dialectical, inductive and bibliographic and documental research methods. It was observed that the advertisement genre here presented reveals how he aimed to circulate information or promote the sale of products or services in the nineteenth century. Still, it was found that the ad is characterized as a genre by having a relatively stable form as concrete statement and that the question of the meaning/theme of the thematic content, along with the compositional construction and style, marked by the nuances of being a specific human activity in the social-verbal sphere, both characterize and define the discursive genre as they are fundamental of meaning of [re] construction to the process.
Palavras-chave: Construção de Sentido
Teoria da Enunciação
Anúncios Publicitários de Remédios
O Parahybano. Século XIX
Construction of Meaning
Theory of Enunciation
Medicine Advertisements
Newspaper O Parahybano
Nineteenth century
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citação: COSTA, Daniel Vitor da Silveira da. A construção de sentidos em anúncios no jornal O Parahybano. 2012. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6367
Data do documento: 29-Mai-2012
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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