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metadata.dc.type: Tese
Title: A fala materna dirigida ao bebê surdo implantado: entre o ouvinte suposto e o aprendiz de ouvinte
metadata.dc.creator: Brandão, Lavínia Wanderley Pinto
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
metadata.dc.description.resumo: As contribuições da fala materna para a aquisição de linguagem da criança têm sido consideradas por vários pesquisadores desde a década de 70 ( SNOW, 1989, 1997; GARTON,1992). Crianças que apresentam desenvolvimento de linguagem atípico, como as que apresentam perda auditiva, podem trazer expectativas diferentes sobre o seu desenvolvimento principalmente em relação à linguagem verbal, pois a audição é um pré-requisito importante para esse desenvolvimento. Crianças portadoras de perda auditiva encontram-se nitidamente no grupo de risco para desenvolver problemas acentuados de linguagem oral. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a interação entre uma mãe ouvinte e seu filho portador de perda auditiva, diagnosticado desde os dois meses de vida e observar a influencia da fala materna no seu processo de aquisição de linguagem oral, assim como observar as modificações do bebê em seu funcionamento interativo a partir das modificações da fala materna. Trata-se de um estudo longitudinal onde as filmagens tiveram início aos dois meses de vida e foram até os três anos da criança. Durante esse período em que foram realizadas as filmagens, a criança foi protetizada e posteriormente realizou a cirurgia de implante coclear. Para esse estudo foram selecionados recortes envolvendo aproximadamente uma filmagem referente a cada mês de vida da criança. A criança não apresenta outro tipo de comprometimento seja mental ou físico. As filmagens foram realizadas na residência dos participantes em situações do dia a dia como na hora do banho, dando a comida e em situações de brincadeira livre. A duração das filmagens foi em média de quinze minutos e foram transcritas integralmente da forma que era falado pelos participantes. Trata-se de uma análise qualitativa, onde foram observados os comportamentos dos participantes diante das situações de comunicação, o face a face (TREVARTHEN, 1979, 2001), a atenção conjunta (TOMASELLO, 2003; AQUINO E SALOMÀO, 2009), a fala atribuída (CAVALCANTE, 1999, 2001, 2003) pela mãe à criança, os recortes realizados pela criança da fala materna, dentre outros aspectos. Os resultados mostraram uma mudança na fala materna dirigida ao bebê surdo, o bebê surdo protetizado e o bebê surdo implantado. A fala materna se mostrou muito diretiva, a mãe trazia muitas informações em turnos curtos, tentava decidir qual a brincadeira que deveriam seguir ao invés de apoiar o tema que a criança trazia o que em muitas ocasiões gerou estresse por parte da criança.Assim, a mãe altera ao longo destes momentos entre conceber um interlocutor com estato de ouvinte suposto e de aprendiz de ouvinte . Comn os resultados espera-se poder contribuir para uma melhor compreensão da importância dessas interações e sua influência no desenvolvimento da criança.
Keywords: Fala materna
Interação
Perda auditiva
Aquisição de linguagem
Maternal speech
Interaction
Hearing loss
Language acquisition
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citation: BRANDÃO, Lavínia Wanderley Pinto. A fala materna dirigida ao bebê surdo implantado: entre o ouvinte suposto e o aprendiz de ouvinte. 2010. 205 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6393
Issue Date: 14-Dec-2010
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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