Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6441
Tipo: Dissertação
Título: O trabalho com as capacidades linguístico-discursivas no ensino médio: por um ensino de gramática mais reflexivo
Autor(es): Malaquias, Aline da Silva
Primeiro Orientador: Pereira, Regina Celi Mendes
Resumo: Após cerca de dezesseis anos da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, podemos dizer que estamos vivenciando um período de transição no ensino de Língua Portuguesa no Brasil marcado principalmente pela contradição teórica e metodológica no que se refere à articulação entre as aulas de produção textual, prioritariamente na perspectiva dos gêneros de texto, e as aulas de gramática, em um prisma essencialmente teórico e classificatório. Reconhecendo e mesmo verificando que essa contradição tem sido refletida nos textos dos candidatos a vestibulares, ou seja, dos estudantes, este trabalho pretende, por um lado, avaliar de que modo os candidatos estão mobilizando os conhecimentos linguísticos no texto com vistas à situação comunicativa e, por outro, elaborar propostas de atividades, que trabalhem as possíveis dificuldades encontradas nos textos analisados, em uma perspectiva epilinguística. Para tanto, a Linguística Aplicada surge como direcionamento à uma reflexão ampliada sobre ensino de língua e sociedade (MOITA LOPES, 2009), e o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), como base teórico-metodológica que configura toda a noção de língua que nos embasa para compreender o papel dos conhecimentos linguísticos mobilizados na constituição textual e do texto como agir comunicativo do humano (BRONCKART, 2006; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; CRISTOVAO, 2007; PEREIRA, 2009; dentre outros). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa documental de cunho interpretativo/explicativo, buscamos, em vinte e duas produções textuais do Processo Seletivo Seriado 2012 da Universidade Federal da Paraíba, o corpus representativo da nossa problemática, observando variáveis de curso e de proposta de redação a fim de melhor localizarmos a análise. Atestamos, em conclusão, que grande número dos candidatos apresentou dificuldades em articular estruturas por subordinação e elaboramos, dentre outras atividades, algumas que poderiam ser alternativa para trabalhá-las.
Abstract: After about sixteen years since the publication of Parâmetros Curriculares Nacionais, we can say that we are experiencing a transitional period in the teaching of Portuguese language marked mainly by theoretical and methodological contradiction with regard to the relationship between the classes of textual production, primarily from the perspective of genres of text and grammar lessons in a prism essentially theoretical and classificatory. We recognize and check that this contradiction has been reflected in the texts of the vestibular candidates, thereby this paper aims, firstly, to evaluate how the candidates are mobilizing linguistic aspects in the text considering the communicative situation and, secondly, it aims to prepare proposals for activities in a epilinguistic perspective that work the possible difficulties encountered in the analyzed texts. Therefore, the Applied Linguistic emerges as a magnified reflection about the teaching of language and society (MOITA LOPES, 2009), and Interactionism Socio discursive (ISD) as theoretical and methodological base that sets up the concept of language that underlies us to understand the role of linguistic knowledge mobilized in textual constitution and the text as communicative action of human (BRONCKART, 2006; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004; CRISTOVAO, 2007; PEREIRA, 2009; among others). Considering this paper as qualitative, documentary, interpretative and explanatory research, we seek in twenty-two textual productions of Selection Process Series 2012 of the Federal University of Paraíba the representative corpus of our issue, observing variables of courses and proposals of writing to order to locate the analysis. In conclusion, we certificate that large number of candidates had difficulty articulating structures of subordination and we elaborated, among other activities, that some could be alternative to work them.
Palavras-chave: Aulas de produção textual
Aulas de gramática
Capacidades de linguagem
Textual production lessons
Grammar lessons
Capacities of language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citação: MALAQUIAS, Aline da Silva. O trabalho com as capacidades linguístico-discursivas no ensino médio: por um ensino de gramática mais reflexivo. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6441
Data do documento: 8-Mar-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.