Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6499
Tipo: Tese
Título: Universidade e escola: dos discursos sobre a teoria e a prática no contexto do curso de letras
Autor(es): Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
Primeiro Orientador: Sousa, Maria Ester Vieira de
Resumo: Esta tese tem como objetivo primeiro identificar e analisar, nos documentos oficiais que orientam a educação superior no Brasil, o papel da universidade, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão, e dos cursos de Letras, no que concerne à formação, teórica e prática, de professores de português. Visa também a escutar e a discutir os discursos de alguns professores da disciplina Prática Pedagógica para o Ensino de Língua Portuguesa, bem como de alunos e ex-alunos do curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, situado em Guarabira-PB. Nesse sentido, esperamos contribuir para uma reflexão sobre a relação teoria versus prática, no processo de ensino-aprendizagem, partindo de um olhar crítico sobre a formação inicial dos docentes e sua repercussão no ensino médio, um dos níveis de atuação profissional do magistério. Como aporte teórico, utilizo alguns conceitos fundamentais propostos pela Análise do Discurso de linha francesa, enquanto teoria do texto voltada para a articulação entre os fenômenos da língua e as condições sociais de produção do discurso. Além disso, sigo considerações de alguns teóricos da educação, assim como de estudiosos da língua, os quais defendem um ensino reflexivo, voltado, principalmente, para os usos da língua enquanto práticas sociais de interação. Desse modo, aponto que, para um efetivo desenvolvimento da competência linguística dos alunos que nos são confiados, faz-se urgente a promoção de diálogo entre a universidade e as escolas do nível em foco, levando-se em consideração as peculiaridades da comunidade em que se inserem e as condições de produção dos discursos instaurados nesse contexto.
Abstract: This thesis aims to identify and analyze in the official documents that guide Brazil s Higher Education, the university role as a teaching, research and extension institution, and the Letters Course, regarding the training of Portuguese teachers. It also aims to "listen" and to examine the speeches of some professors of Pedagogical Practice for the Teaching of Portuguese Language, as well as students and former students of Letters Course, in the Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, located in Guarabira-PB. We hope to contribute to a reflection on the theory versus practice relation in the teaching-learning process, starting with a critical view, on the initial teachers training and its impact in High School, one of the levels of professional teachers performance. As the theoretical, I make use of some fundamental concepts proposed by the French line Discourse Analysis, while the text theory focused on the relationship between the language phenomena and the social conditions of the discourse production.Furthermore, I follow considerations of some scholars of language, as well as the scholars language, who advocate a reflexive teaching, focused, mainly to the uses of the language as social interactions practices. In this way, I point that, to an effective language development proficiency of students who entrusted to us, it is urgent to promote dialogue between the university and the schools of this level, taking into account the peculiarities of the community in which they operate, and the conditions of discourses production in this context.
Palavras-chave: Análise do Discurso
Discurso
Formação Docente
Prática Pedagógica
Discourse Analysis
Discourse
Teachers training
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós Graduação em Linguística
Citação: CAVALCANTI, Marineuma de Oliveira Costa. Universidade e escola: dos discursos sobre a teoria e a prática no contexto do curso de letras. 2010. 261 f. Tese (Doutorado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6499
Data do documento: 26-Mar-2010
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.