Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6502
Tipo: Dissertação
Título: Gramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesa
Autor(es): Bühler, Rosilma Diniz Araújo
Primeiro Orientador: Almeida, Danielle Barbosa Lins de
Resumo: Este trabalho consiste em uma leitura contrastiva de imagens pertencentes ao livro didático de alemão Themen aktuell 1 e ao de inglês New English File Elementary, sob a perspectiva da Gramática Visual dos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006). Baseada na Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), a Gramática Visual busca sistematizar o processo de leitura de imagens de um ponto de vista teórico-prático. A partir de sua aplicabilidade, é objetivo deste trabalho trazer à visibilidade elementos socioculturais próprios das culturas produzidas pelos autores de livros didáticos de línguas estrangeiras através dos elementos constitutivos da imagem bem como da imagem enquanto elemento na construção de sentidos.
Abstract: This work consists of an investigation on images belonging to the German coursebook Themen aktuell 1 and the English New English File Elementary from the perspective of the Visual Grammar by the theoreticians Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006). Based on Michael Halliday s Systemic Functional Linguistics (1994), the Visual Grammar aims at systematising the image-reading process from a theoretical as well as practical point of view. Through its applicable feature, this work aims at increasing visibility of particular sociocultural elements produced by the authors of foreign language coursebooks. In order to achieve this goal, it will take into consideration the constitutive elements of images as well as the property of images in construing meanings.
Palavras-chave: Imagem
Livro Didático
Gramática Visual
Multimodalidade
Image
Coursebook
Visual Grammar
Multimodality
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: BÜHLER, Rosilma Diniz Araújo. Gramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesa. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6502
Data do documento: 28-Jan-2010
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.