Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6502
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesa |
Autor(es): | Bühler, Rosilma Diniz Araújo |
Primeiro Orientador: | Almeida, Danielle Barbosa Lins de |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma leitura contrastiva de imagens pertencentes ao livro didático de alemão Themen aktuell 1 e ao de inglês New English File Elementary, sob a perspectiva da Gramática Visual dos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006). Baseada na Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994), a Gramática Visual busca sistematizar o processo de leitura de imagens de um ponto de vista teórico-prático. A partir de sua aplicabilidade, é objetivo deste trabalho trazer à visibilidade elementos socioculturais próprios das culturas produzidas pelos autores de livros didáticos de línguas estrangeiras através dos elementos constitutivos da imagem bem como da imagem enquanto elemento na construção de sentidos. |
Abstract: | This work consists of an investigation on images belonging to the German coursebook Themen aktuell 1 and the English New English File Elementary from the perspective of the Visual Grammar by the theoreticians Günther Kress e Theo van Leeuwen (2006). Based on Michael Halliday s Systemic Functional Linguistics (1994), the Visual Grammar aims at systematising the image-reading process from a theoretical as well as practical point of view. Through its applicable feature, this work aims at increasing visibility of particular sociocultural elements produced by the authors of foreign language coursebooks. In order to achieve this goal, it will take into consideration the constitutive elements of images as well as the property of images in construing meanings. |
Palavras-chave: | Imagem Livro Didático Gramática Visual Multimodalidade Image Coursebook Visual Grammar Multimodality |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Citação: | BÜHLER, Rosilma Diniz Araújo. Gramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesa. 2010. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6502 |
Data do documento: | 28-Jan-2010 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.