Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras
Autor(es): Silva, Cleide Alves da
Primeiro Orientador: Ribas, Maria Guiomar de Carvalho
Resumo: Esta dissertação trata sobre o ensino de música no Curso de Iniciação Artística (CIART) da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) Curso de extensão universitária, destinado a musicalizar crianças. A pesquisa tem por objetivo desvelar e compreender como se constituiu o ensino de música no espaço estudado, partindo das lembranças de cinco professoras que nele atuaram. O referencial teórico se centra em estudos sobre a memória em uma perspectiva social (Bosi, 1994; Halbwachs, 2006 e Tedesco, 2004). A construção metodológica está apoiada nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo sido adotada a história oral como método. O presente estudo revelou vivências musicais, experimentações e criação musical que caracterizaram as práticas educativas das professoras pesquisadas, e seus reflexos diretos nas aulas ministradas no Curso. O currículo e a organização do CIART no período pesquisado refletiram o pensamento e as diversas formações das docentes atuantes. O estudo acerca de experiências vividas por outros pelo viés das lembranças no caso, testemunhos orais narrados por professoras sobre ensinar música em nível elementar a crianças em um passado recente visa contribuir para uma compreensão, pelas gerações futuras, de práticas educativas musicais do passado.
Abstract: This dissertation deals with the teaching of music in Rio Grande do Norte‟s Federal University Music School Arts Introductory Course an extension university course, to teach children music. The research aims to uncover and understand how the teaching of music has been developed in the area researched, beginning the study from the memories of five teachers who worked on it. The theoretical background focuses on studies about memory (BOSI, 1994; HALBWACHS, 2006 and TEDESCO, 2004). The methodological construction is supported by the principles of qualitative research, having the oral history been adopted as method. The live musical experiences, experimentation and music creation have characterized the classroom teaching practices of five teachers surveyed, with direct reflex on classes conducted during the course. The course curriculum and organization in the period researched reflected the active teachers‟ thinking and diverse backgrounds. The study about the experiences lived by others through memories - in this case, oral testimonies reported by teachers about teaching music to children at elementary levels in a fresh past aims to contribute to an understanding by the future generations, of past musical educational practices as well as helping to rethink the course‟s senses and meanings studied in the contemporaneity.
Palavras-chave: Ensino de música
pedagogia musical em Natal
CIART-EMUFRN
lembrança de professoras de música
Music teaching
musical pedagogy in Natal
CIART-EMUFRN,
music teachers‟ memories
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: SILVA., Cleide Alves da. O ensino de música no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um estudo a partir das lembranças de professoras. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6586
Data do documento: 30-Ago-2011
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.