Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6616
Tipo: Dissertação
Título: Formação musical e a inclusão social de crianças e jovens na Orquestra Criança Cidadã
Autor(es): Alves, Marcelo Jorge Cabral de Mello Dantas
Primeiro Orientador: Ribas, Maria Guiomar de Carvalho
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de compreender como se tece a relação entre formação musical e inclusão social de crianças e jovens do Projeto Orquestra Criança Cidadã, que atende crianças e jovens de quatro a vinte anos, oriundos da Comunidade do Coque em Recife, Pernambuco. A pesquisa foi realizada à luz dos conhecimentos de pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso e utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas com alunos do Projeto e fontes documentais. A pesquisa revelou, para além de aspectos pedagógicos e organizacionais do Projeto, a formação musical social proporcionada a essas crianças e jovens, bem como o sentido dessa formação em suas vidas, principalmente em suas relações pessoais e em seu crescimento enquanto cidadãos.
Abstract: The present work is about the Orquestra Criança Cidadã (Child Citizen Orchestra), a nongovernmental organisation that assists children and youngsters aged 4 to 20 who live in the Coque neighbourhood in Recife, Pernambuco. The main purpose of this study is to understand the relationship between the music education received and the social inclusion of these children and youngsters. In order to fulfill this aim, case study method was chosen as the means of collecting data. The results revealed the influence of a social music education on the lives of these children and youngsters, especially regarding their personal relationships and their development as citizens.
Palavras-chave: Instrumentos de cordas friccionadas e percussão
formação musical de instrumentistas
inclusão social em música
Projeto Orquestra Criança Cidadã
Music education
orchestral string instruments
percussion
non-governmental organisations
social inclusion
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6616
Data do documento: 26-Mai-2012
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total9,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.