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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7201
Tipo: | Dissertação |
Título: | Formação profissional em serviço social: embates no estágio entre o projeto ético-político e as demandas do mercado de trabalho |
Título(s) alternativo(s): | Vocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor market |
Autor(es): | Araújo, Ana Quércia Pereira de |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Cleonice Lopes |
Resumo: | O objetivo deste estudo consiste em analisar na formação profissional, os confrontos entre os objetivos ético-políticos da profissão e as determinações do mercado de trabalho durante o estágio supervisionado em Serviço Social, do período 2010.1 da UFPB. Esta produção teórica configura-se como um estudo analítico-crítico, de caráter quanti-qualitativo, enquanto procedimento de análise do objeto. É resultante da investigação nos campos de estágio, em 06 instituições. Foram entrevistados 06 profissionais supervisores de campo e 12 alunos estagiários, cujos depoimentos foram confrontados pela afirmação dos compromissos ético-políticos no processo de ensino e aprendizagem frente às adversidades das condições de trabalho, e da burocratização das atividades, por exemplo. Posto que, as alterações nas formas de gestão do trabalho atingem as profissões e trazem exigências como a qualificação dos trabalhadores associada à garantia de espaço ocupacional no mercado de trabalho. Essa racionalidade técnica e ideo-política impõe à formação profissional em Serviço Social, a redefinição de suas demandas subjacentes às necessidades sociais, a emersão de novos e antigos postos de trabalho, e exige sobretudo, uma maior preparação técnico-operativa, que se contrapõe ao objetivo profissional de potencializar a emancipação social junto aos usuários. É na fase de conciliação entre teoria e prática na formação, que o estágio supervisionado na medida em que avança no contato com a realidade, e no deciframento dos movimentos da sociedade, os sujeitos são desafiados a concretizar o projeto ético-político da profissão, para instrumentalizar as classes trabalhadoras, de modo a fomentar o movimento do seu poder de reivindicação por melhores serviços no cotidiano institucional. |
Abstract: | The objective of this study is to examine in the Vocational training, clashes between the goals ethical-political of profession and determinations of the labor market during the supervised training in Social Work, session 2010.1 UFPB. This theoretical work valid in critical-dialectical perspective methodology, consist in investigation in 06 institutions, where were interviewed the respective 06 social workers supervisor training field, and 12 students trainees, whose testimonials were confronted face of adversity working conditions, and elements that make it difficult the materialization of professional project. The quantitative and qualitative research resulted in the identification of the single side of the technical-operational dimension negatively influences in conducting the activities of the trainees, despite the bureaucratization of the activities, most reveals not find able for labor market stage due to the fact limited to only one field. For the professional field supervisors, the project viability ethical-political direction depends on a critical, but still understands as their professional role assignments made by the institution, which signal an exacerbation of technical efficiency, required by the rationalization of work. These data demonstrate one of the biggest challenges of professional training is realize overcoming these weaknesses from stage, it has direct results on professional performance spaces developed in occupational areas outlined by the labor market. |
Palavras-chave: | Serviço Social Formação Profissional Estágio Supervisionado Mercado de trabalho Social Work Vocational Training Work Supervised Stage |
CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | ARAÚJO, Ana Quércia Pereira de. Vocational training in Social Work: struggles on stage between the project ethical-political and the demands of the labor market. 2010. 161 f. Dissertação (Mestrado em serviço social) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7201 |
Data do documento: | 13-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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