Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7600
Tipo: Dissertação
Título: Leitura e relações de gênero: as discursividades dos(as) educadores(as) nas mediações de práticas leitoras
Autor(es): Matos, Gilva Vasconcelos da Silva
Primeiro Orientador: Castro, Onireves Monteiro de
Primeiro Coorientador: Olegário, Maria da Luz
Resumo: As importantes conquistas efetivadas pelas lutas feministas e pela pauta reivindicatória dos Direitos Humanos, que problematizam a construção social de gênero, têm na escola espaço dos mais importantes para o debate promotor da equidade de gênero. Esta pesquisa se estrutura pela interface entre as práticas leitoras na escola e a promoção desse debate e se propõe a analisar as discursividades dos/as educadores/as, como mediadores/as de leituras, acerca das relações de gênero. Para este direcionamento discursivo, o estudo move-se teoricamente na concepção de leitura em Soares (2001, 2011), Orlandi (2008) e Silva, E. T. (2009, 2011); nos estudos feministas contemporâneos (LOURO, 2012), (COSTA, 2009), nas reflexões trazidas pela Análise de Discurso (ORLANDI, 2012; POSSENTI, 2009) e nas contribuições foucaultianas sobre poder e subjetividade (FOUCAULT, 2004a, 2004b, 2004c, 2011, 2012). A investigação de natureza qualitativa, regida por princípios analíticos, tem como lócus uma escola do Ensino Fundamental da Rede Pública de João Pessoa-PB, na realização de seu projeto de leitura. Foram adotados como procedimentos metodológicos para geração dos dados a análise do documento do projeto de leitura, observações de aulas, análise do material de leitura utilizado nesses eventos, dos relatos de diálogos com os/as educadores/as e da aplicação de questionário. E, conforme análise dos resultados do conjunto dos instrumentos investigativos, o debate sobre as relações de gênero não perpassa pela instância do projeto de leitura da escola, nem nas vozes docentes perscrutadas.
Abstract: The important achievements of feminist struggles and the Human Rights agenda, which discuss the social construction of gender, find at school an important space for the debate that promotes gender equality. This piece of research focuses reading practices at school and the promotion of this debate, aiming at analyzing the discourses of (male and female) teachers, as reading mediators, on gender relations. As its theoretical framework, this study considers the definition of reading proposed by Soares (2001, 2011), Orlandi (2008) and Silva, E. T. (2009, 2011); contemporary feminist studies (LOURO, 2012; COSTA, 2009; PISCITELLI, 2002); reflections proposed in the field of Discourse Analysis (POSSENTI, 2009) and the foucauldian discussions on power and subjectivity (FOUCAULT, 2004a, 2004b, 2004c, 2011, 2012). This qualitative investigation has as its locus a public primary school in the city of João Pessoa – PB while developing its reading project. Data wasgenerated from the analysis of the reading project document, lesson observations, reading material used in the sessions, reports by the teachers and a questionnaire. The results indicate that the debate concerning gender relations does not emerge in the reading project activities or the teachers’ voices studied.
Palavras-chave: Leitura
Reading gender
Gênero
Discurso
Práticas discursivas
Direitos humanos
Discourse
Discursive practices
Human rights
CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Citação: MATOS, Gilva Vasconcelos da Silva. Leitura e relações de gênero: as discursividades dos(as) educadores(as) nas mediações de práticas leitoras. 2014. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística ) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7600
Data do documento: 22-Ago-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.