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metadata.dc.type: Dissertação
Title: “Kapinawá é meu, já tomei, tá tomado”: organização social, dinâmicas territoriais e processos identitários entre os Kapinawá
metadata.dc.creator: Andrade, Lara Erendira Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Alexandra Barbosa da
metadata.dc.description.resumo: O trabalho apresentado nesta dissertação é fruto de pesquisa, desenvolvida nos últimos dois anos, como estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. Nela abordo a construção da identidade do povo indígena Kapinawá, que tem seu território situado entre três municípios pernambucanos: Buíque, Tupanatinga e Ibimirim. Observo quais são as relações que configuram uma determinada organização social (filiação, alianças matrimoniais, localização das residências, etc.), e as dinâmicas de conformação do território, que vieram a possibilitar uma posterior reivindicação pela identidade étnica e território propriamente “kapinawá”. Para compreender como se constroem estas relações sociais e o território refleti sobre as relações de trabalho e produção e a relação com o ambiente em que as famílias estão inseridas, que possibilitaram perceber uma série de dinâmicas constitutivas de sentimentos de pertença e alianças políticas. A partir dai busquei identificar e analisar como se constrói uma tradição de conhecimento, que somada aos aspectos elencados acima, é um dos elementos que possibilitou a integração dos diversos agrupamentos familiares do entorno da Serra do Macaco que se organizaram pela reivindicação da identidade étnica Kapinawá, se diferenciando dos demais agrupamentos de seus arredores. Na pesquisa fiz um recorte de análise mais detido na parte do território que ainda não está regularizada, e encontra-se em processo de reivindicação para tal, chamada pelos indígenas de “Área Nova”.
Abstract: The work presented in this dissertation is the result of research developed in the last two years as a graduate student in the Graduate Program in Anthropology at the Federal University of Paraíba. I discuss the construction of identity of the indigenous people Kapinawá, which has its territory situated between three municipalities in Pernambuco: Buíque, Tupanatinga and Ibimirim. Observe what are the relationships that configure a particular social organization (affiliation, marital alliances, location of residences, etc..), Conformation and dynamics of the territory, that came to enable later claim to ethnic identity and territory properly "Kapinawá". To understand how to build these social relations and territory, reflected on the relations of production and work and relationship with the environment in which families are inserted, which made it possible to realize a series of constitutive dynamics of feelings of belonging and political alliances. So I sought to identify and analyze how to build a tradition of knowledge, which added to the aspects listed above, is one of the elements that made possible the integration of the various family groups surrounding the Serra Monkey who organized the claim of ethnic identity Kapinawá, differing the other groups of their surroundings. In the research I focused on the part of the territory which is not regulated, and is in demand for such a process, called by the indigenous of "New Area".
Keywords: Identidade Kapinawá
Kapinawá identity
Organização social
Território
Social organization
Territory
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Antropologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia
Citation: “Kapinawá é meu, já tomei, tá tomado”: organização social, dinâmicas territoriais e processos identitários entre os Kapinawá. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Paraíba Rio Tinto, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7611
Issue Date: 29-Apr-2014
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

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