Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7623
Tipo: Dissertação
Título: E-commerce na EJA: instrumento de prática social, estimulando a construção de significados para motivar uma cultura digital consciente
Título(s) alternativo(s): E-commerce in EJA: social practice instrument, encouraging the construction of meanings to motivate a conscious digital culture
Autor(es): Araújo, Cléber Lemos de
Primeiro Orientador: Matos, Denilson Pereira de
Resumo: Esta pesquisa analisa até que ponto a reflexão sobre cultura e sobre Indústria Cultural possibilita aos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA serem incluídos conscientemente no espaço virtual, como também, verifica até que ponto esta ação social contribui para letrá-los digitalmente, prevendo um E-commerce enquanto dispositivo pedagógico. Discute-se a possibilidade de geração de cultura e construção de significados a partir da ação social do professor, ao passo que este promove um ensino contextualizado com as práticas de letramento e letramento digital através do E-commerce: MercadoLivre. Os dados analisados foram coletados mediante questionários e entrevistas e nos permitiram comprovar que é possível utilizar o E-commerce: MercadoLivre como um dispositivo pedagógico com vistas ao letramento digital. Nesse sentido, verificamos, também, a ocorrência de construção de significados pelos discentes por meio da ação social do professor que utiliza este dispositivo, visando colaborar para uma inclusão digital ou, por outro lado, ainda que em um caso ou outro não promova a inclusão digital do discente, promova a geração de cultura.
Abstract: This research analyzes the extent to which reflection on culture and on Cultural Industry enables students of the Youth and Adult Education - EJA be consciously included in the virtual space, but also checks the extent to which this contributes to social action letter them digitally, providing E-commerce as a pedagogical device. We discuss the possibility of generating culture and construction of meanings from the professor of social action, while it promotes a teaching contextualized with the literacy practices and digital literacy through E-commerce: MercadoLivre. Data were collected through questionnaires and interviews and allowed us to prove that you can use the E-commerce: MercadoLivre as a pedagogical device with a view to digital literacy. In this sense, we see, also, the occurrence of construction of meaning by students through the teacher's social action using this device, aiming to contribute to a digital inclusion or, on the other hand, although in one case or another does not promote inclusion digital students, promote the generation of culture.
Palavras-chave: Cultura
Culture
Letramento digital
E-commerce
Digital literacy
CNPq: LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Citação: LEMOS, Cléber Lemos de. E-commerce na EJA: instrumento de prática social, estimulando a construção de significados para motivar uma cultura digital consciente. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7623
Data do documento: 29-Set-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.