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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748
Tipo: Dissertação
Título: Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying
Autor(es): Medeiros, Wandersonia Moreira Brito
Primeiro Orientador: Alves, Nelson Torro
Segundo Orientador: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
Resumo: O bullying é caracterizado por comportamento agressivo intencional, repetitivo e persistente, causando danos à vítima. Os envolvidos no bullying podem apresentar comprometimentos do comportamento e das emoções. Indivíduos agressivos demonstram prejuízo na tomada de decisão. O objetivo deste estudo consistiu em analisar o processo de tomada de decisão e o reconhecimento de expressões faciais em crianças que vivenciam bullying. Participaram do estudo 60 crianças com faixa etária de 10 e 11 anos divididos em 4 grupos: agressores, vítimas, vítimas-agressores e controle. Os testes de reconhecimento de expressões faciais, tomada de decisão e outras funções executivas apontaram déficit de tomada de decisão no grupo agressor e déficit de flexibilidade cognitiva e reconhecimento da expressão facial no grupo de vítimas. As vítimas-agressoras compartilharam características negativas tanto das vítimas quanto dos agressores. O presente estudo mostra que, além das variáveis sociais e culturais, as variáveis individuais e neurocognitivas também influenciam o comportamento de bullying.
Abstract: Bullying is characterized by intentional, repetitive and persistent aggressive behavior, causing damage to the victim. Those involved in bullying may present behavior and emotions commitment. Aggressive individuals also demonstrate prejudice in decision-making. The objective of this study was to analyze the process of decision making and recognition of facial expressions in children who experience bullying. The study included 60 children aged between 10 and 11 years divided into 4 groups: offenders, victims, victims-offenders and control. Recognition tests of facial expressions, decision making and other executive functions pointed decision making deficit in offender group and deficit in cognitive flexibility and recognition of facial expression in the group of victims.The victims-aggressors shared negative characteristics of both victims and aggressors groups.This study shows that in addition to social and cultural variables, individual and neurocognitive variables also influence bullying behavior.
Palavras-chave: Bullying. Tomada de decisões. Expressões faciais.
Bullying. Decision making. facial expression.
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Citação: MEDEIROS, Wandersonia Moreira Brito. Reconhecimento de expressões faciais e tomada de decisão em crianças que vivenciam situações de bullying. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Neurociência Cognitiva e Comportamento) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7748
Data do documento: 24-Abr-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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