Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7821
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudo e desenvolvimento de uma plataforma acessível pela web para acompanhamento de conteúdos instrucionais |
Autor(es): | Moraes Tavares de Melo, Nisston |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Antonio Carlos |
Resumo: | O uso crescente de Ambientes Virtuais de Ensino/Aprendizagem – AVA fez com que as Instituições de Ensino buscassem se beneficiar cada vez mais das possibilidades que esses ambientes oferecem. A estruturação, controle e acompanhamento do conteúdo instrucional que é ministrado em sala de aula, ou à distância, são um excelente exemplo e constituem o foco deste trabalho. Aqui apresentado foi desenvolvido em três fases: apresentação de uma proposta de estruturação de material instrucional em plano de curso, de forma a explicitar os conteúdos trabalhados em cada disciplina, suas relações com os objetivos pedagógicos a serem atingidos (competências e habilidades) e os recursos instrumentais e metodológicos a serem disponibilizadas na sua execução; estudo e proposta de uma arquitetura de sistema informatizado disponibilizado na WEB para atender, de forma segura, ágil e consistente aos requisitos levantados na primeira fase; implementação de uma aplicação em nível de prova de conceito instanciando a arquitetura proposta: o Sistema de Gestão e Controle de Conteúdo Instrucional (SGCCI). A aplicação desenvolvida foi utilizada na ocorrência de uma disciplina real. |
Abstract: | The increasing use of virtual learning environments - VLE has made education institutions seek to benefit of the increasing possibilities that these environments offer. The structuring, control and monitoring of instructional content that is taught in the classroom or over distance are great examples and are the main subject of this work. It was developed in three phases : submission of a proposal for structuring instructional material in course plan, in such a way as to explicit the contents of each subject, their relations with the pedagogical objectives to be reached (competences and skills) and the instrumental and methodological resources which will be available in its execution; study and proposal of an informatics system architecture available in the WEB to attend, in a safe, quick and consistent way the requirements mentioned in the first phase; the implementation of an application at the level of proof of concept, instantiating the proposed architecture : System of Management and Control of Instructional Content (SGCCI). The developed application was utilized in the occurrence of a real course. |
Palavras-chave: | Gestão acadêmic Academic management Ambiente virtual de ensino/aprendizagem Aplicação WEB Virtual learning environment Applications WEB |
CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Informática |
Citação: | MELO, Nisston Moraes Tavares de. Estudo e desenvolvimento de uma plataforma acessível pela web para acompanhamento de conteúdos instrucionais. 2013. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/7821 |
Data do documento: | 2-Dez-2013 |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo Total | 7,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.