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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8179| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O psicólogo na rede pública de educação: concepções, formação e atuação profissional |
| Título(s) alternativo(s): | The psychologist in public education network: concepcions, professional qualification and professional perfomance |
| Autor(es): | Cavalcante, Lorena de Almeida |
| Primeiro Orientador: | Aquino, Fabíola de Sousa Braz |
| Resumo: | O presente estudo visou analisar formação, concepções e práticas de psicólogos escolares. O psicólogo escolar compõe o quadro de profissionais efetivos da rede municipal de João Pessoa a partir da lei n°8682/98, ingressando nas escolas tanto por meio de concurso público quanto por contratações. Para apreender informações sobre a identidade profissional dos psicólogos escolares e as concepções que norteiam suas práticas, foram entrevistados 55 profissionais. As entrevistas foram registradas por meio de um gravador de voz e transcritas literalmente para a análise. Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais não apresenta formação na área da Psicologia Escolar, relatando a oportunidade de emprego como uma das motivações para atuar neste âmbito, o que repercute nas práticas em curso. Pontua-se que a maioria dos profissionais concluiu o curso de Psicologia há mais de 20 anos e não estão envolvidos em uma formação continuada em serviço que possibilite ressignificações sobre a identidade e as práticas do psicólogo escolar e oportunize a mobilização das competências necessárias para a atuação no âmbito escolar. Além disso, foram estudados os relatos dos psicólogos escolares acerca das práticas que desempenham e daquelas que consideram favorecedoras para o contexto escolar. Verificou-se divergências entre estas práticas, o que pode estar relacionado às dificuldades relatadas pelos psicólogos escolares. Sugere-se a importância de realizar constantemente estudos na área, a fim de conhecer práticas que promovam o desenvolvimento e processos de aprendizagem em contextos escolares educacionais. |
| Abstract: | This study aimed to deepen the comprehension about school’s psychologist’s professional qualification, conceptions and practices. School psychologist composes effectively professional staff of João Pessoa since 98, through law n° 8682/98, joining on schools by public tender or by hires. To obtain information about school psychologist’s professional identity and the conceptions that guide their practices, there were interviewed 55 professionals. The interview were registered by a voice recorder and literally transcript to analysis. The results indicated that the majority of professionals do not present qualification in School Psychology area, relating job’s opportunity as one of the motivations to work in this area, what have consequences to the practices in curse. The majority of professionals concluded Psychology’s university more than 20 years ago and are not involved in a continue qualification in service that makes possible to review identity and practices of school psychologist and the mobilization of the competences that are necessary on the school context. Besides that, were investigated the practices developed by school psychologists and those that the consider favorable to school context. Were verified divergences between these practices, what may be related to the difficulties related by school psychologists. It is suggested the importance of realize constantly studies in the area, aiming to know practices that promote development and learning processes in educational contexts. |
| Palavras-chave: | Psicologia escolar School psychology Formação profissional Atuação profissional Professional qualification |
| CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia Social |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
| Citação: | CAVALCANTE, Lorena de Almeida. O psicólogo na rede pública de educação: concepções, formação e atuação profissional. 2015. 175 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8179 |
| Data do documento: | 18-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
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