Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8280
Tipo: Dissertação
Título: Consumo saudável: uma análise do comportamento do consumidor no contexto dos alimentos orgânicos.
Autor(es): Brandão, Wanderberg Alves
Primeiro Orientador: Leite, José Carlos de Lacerda
Resumo: O consumo responsável e o consumo saudável almejam o equilíbrio da relação entre todos os stakeholders envolvidos em uma relação de troca. Nesta pesquisa serão discutidos aspectos de sustentabilidade, responsabilidade, bem como os benefícios associados à promoção do consumo de alimentos orgânicos. O propósito principal é analisar os fatores que influenciam as atitudes, a intenção de compra e a disposição a pagar do consumidor por alimentos orgânicos. Os procedimentos metodológicos envolveram a construção de um questionário estruturado, com itens validados em escalas de estudos anteriores e adaptados ao contexto da pesquisa; os dados foram submetidos a uma análise exploratória e, na sequência, foi realizada a modelagem de equações estruturais para testar o modelo teórico da pesquisa, bem como outras técnicas de modelagem para testar as hipóteses adicionais da pesquisa, como a regressão beta, a regressão quantílica e a regressão linear simples. Os resultados indicaram que a preocupação com saúde e com a segurança alimentar são duas variáveis que contribuem significativamente para a formação de atitudes favoráveis à compra de alimentos orgânicos e que esta, por sua vez, influencia na intenção de compra das pessoas. Atitudes positivas, em geral, também influenciam na disposição a pagar mais por alimentos saudáveis.
Abstract: The responsible consumption and healthy consumption aims to balance the relationship between all stakeholders involved in an exchange ratio. In this research will be discussed aspects of sustainability, responsibility and the benefits associated with promoting the consumption of organic food. The main purpose is to analyze the factors that influence attitudes, purchase intent and willingness to pay of consumers for organic foods. The methodological procedures involved the construction of a structured questionnaire with items validated in previous studies of scales and adapted to the context of the research; the data were subjected to an exploratory analysis and, as a result, the structural equation modeling to test the theoretical model of the research was conducted, as well as other modeling techniques to test additional hypotheses of the research, such as beta regression, the quantile regression and simple linear regression. The results indicated that concern about health and food safety are two variables that significantly contribute to the formation of attitudes favorable to buying organic foods and that this in turn influences the purchase intention of the people. Positive attitudes in general, also influence the willingness to pay more for healthy food.
Palavras-chave: Consumo saudável
Healthy consumption
Disposição a pagar
Marketing e sociedade
Willingness to pay
Marketing and Society
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: BRANDÃO, Wanderberg Alves. Consumo saudável: uma análise do comportamento do consumidor no contexto dos alimentos orgânicos. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8280
Data do documento: 26-Fev-2016
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.