Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8307
Tipo: Dissertação
Título: Trabalhar na rua: análise dos usos e apropriação do espaço por camelôs e ambulantes no bairro do Centro de João Pessoa/PB
Autor(es): Moura, Alessandra Soares de
Primeiro Orientador: Scocuglia, Jovanka Baracuhy Cavalcanti
Resumo: O presente estudo problematiza conflitos contemporâneos no espaço urbano a partir da perspectiva e das experiências de ambulantes e camelôs no bairro do Centro, localizado em João Pessoa-PB. A pesquisa se estrutura através de três pontos: um espaço - a rua, uma perspectiva - prática cotidiana, um sujeito – ambulantes e camelôs. A questão central que o movimenta é: Como os camelôs e ambulantes inseridos no bairro do Centro de João Pessoa experienciam a rua e compreendem o espaço em que atuam? Não pretendemos romantizar a rua, mas tentar apreendê-la enquanto espaço de conflitos, discutindo ferramentas de planejamento e de gestão urbana a partir da análise qualitativa de descrições, das apropriações e narrativas acerca das práticas cotidianas de ambulantes e camelôs. A análise é dividida em três dimensões: o caminho, o espaço/tempo e as tensões, a partir das quais identificamos aspectos da relação espaço, tempo, corpo e ações nas ruas da cidade, destacando características como a heterogeneidade do trabalho de rua, padrões de apropriação, e consensos estabelecidos sobre ações. Reafirmamos, dessa forma, a dinâmica cotidiana das ruas do Centro de João Pessoa – PB, (espaço vivo e pulsante) e a importância de reflexões acerca dessa dinâmica urbana na prática do planejamento urbano.
Abstract: El presente estudio problematiza conflictos contemporáneos en el espacio urbano desde la perspectiva y experiencias de los ambulantes en el bario del Centro de la ciudad de João Pessoa- PB. La pesquisa es estructurada por tres puntos: el espacio – la calle, una perspectiva – práctica cotidiana, un sujeto – el ambulante. La cuestión central que mueve la pesquisa es: ¿como los ambulantes inseridos en el bario del Centro de João Pessoa experiencian la calle y comprenden el espacio que actúan? No tenemos la intención de romantizar las calles, y si aprender como espacio de conflictos, discutiendo herramientas de planeamiento y gestión urbana desde la analice cualitativa de descripciones, de apropiaciones y narrativas sobre las prácticas cotidianas de ambulantes. La analice se divide en tres momentos: el camino, el espacio/tiempo y las tensiones, en las cuales identificamos aspectos de la relación espacio, tiempo, cuerpo y acción en las calles de la ciudad, destacando características como la heterogeneidad del trabajo en la calle, padrones de apropiación, y consensos fijados sobre acciones. Reafirmamos, la dinámica cotidiana de las calles del centro de João Pessoa – PB (espacio vivo e que pulsa) y la importancia de reflexiones acerca de la dinámica urbana en la práctica del planeamiento urbano.
Palavras-chave: Ambulantes e camelôs
Trabajadores de la calle
Práticas urbanas
Cotidiano
Espaço público
Planejamento urbano
Prácticas urbanas
Cuotidiano
Espacio público
Planeamiento urbano
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: MOURA, Alessandra Soares de. Trabalhar na rua: análise dos usos e apropriação do espaço por camelôs e ambulantes no bairro do Centro de João Pessoa/PB, 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8307
Data do documento: 28-Nov-2015
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total5,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.