Skip navigation

Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8392
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Verificação da adequabilidade do método BioTRIZ na aplicação da biomimética no ensino de projeto de arquitetura
metadata.dc.creator: Cunha, Ronnie Elder da
metadata.dc.contributor.advisor1: Nome, Carlos Alejandro
metadata.dc.description.resumo: Apesar de a biomimética ser bastante utilizada nos campos do design e da engenharia, os seus métodos de aplicação no projeto arquitetônico ainda não são claros, sobretudo no ensino de projeto. A transferência de um conceito ou mecanismo de um organismo vivo para sistemas não vivos não é uma tarefa trivial e requer conhecimento entre dois domínios, o biológico e o de design. O BioTRIZ, método sistemático e especialmente desenvolvido com base em fenômenos biológicos, dispensa conhecimento profundo sobre organismos naturais. O presente trabalho teve como objetivo principal verificar a adequabilidade do método BioTRIZ na aplicação de conceitos biomiméticos no ensino de projeto em ateliês nos períodos iniciais do curso de Arquitetura. Utilizou-se de estudos de caso de caráter exploratório por meio de exercícios de projeto em ateliê de plástica com turmas do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. O trabalho foi dividido em oito etapas: definição das variáveis, estudos piloto, treinamento das equipes, coleta de dados em exercícios de projeto com aplicação do método BioTRIZ, aplicação de questionário, execução de grupos focais, análise de dados e discussão dos resultados. Concluiu-se que o método BioTRIZ não se mostrou totalmente adequado ao ensino de projeto em ateliês de plástica, devido ao limitado repertório projetual dos alunos, às dificuldades em evitar fixação em ideias predefinidas e às limitações na capacidade de transformar características específicas em abstratas e vice-versa, requisitos necessários para o eficaz emprego do método.
Abstract: Despite the fact that biomimicry has been widely used in the fields of design and engineering, its application methods in architectural design are not yet clear, especially in the architectural design education. The transfer of a concept or mechanism of a living organism for non-living systems is not a trivial task and requires knowledge between two domains, the biological and the design. The BioTRIZ, a systematic method and especially developed based on biological phenomena, does not require deep understanding about natural organisms. This study aimed at verifying the adequability of BioTRIZ method in the application of biomimetic concepts in atelier design teaching in the early periods of the architecture program. Exploratory case studies was used through design exercises in models atelier classes with the 3rd semester students of the Architecture and Urban Planning Program of the Federal University of Paraiba. The work proceedings were divided into eight steps: variables definition, pilot studies, teams training, data collection in design exercises with application of BioTRIZ method, questionnaires, focus groups sessions, data analysis and results discussion. It was concluded that BioTRIZ method was not entirely suitable for design education in models atelier, due to the limited design repertoire of students, the difficulties in avoiding fixation on predefined ideas and limitations in the ability to transform specific features in abstract ones and vice versa, all those being requirements for effective use of BioTRIZ method.
Keywords: Biomimética
Biomimicry
Ensino de projeto
Projeto arquitetônico
Método de projeto
BioTRIZ
Design education
Architectural design
Design methods
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Arquitetura e Urbanismo
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citation: CUNHA, Ronnie Elder da. Verificação da adequabilidade do método BioTRIZ na aplicação da biomimética no ensino de projeto de arquitetura. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8392
Issue Date: 15-Jan-2015
Appears in Collections:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo Total5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.