Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8395
Tipo: | Dissertação |
Título: | A política de assistência estudantil a partir da execução do programa auxílio permanência no Instituto Federal de Alagoas - campus Palmeira dos Índios: a permanência pelo auxílio |
Autor(es): | Borges, Cintia Cinara Morais |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Maria de Fátima Melo do |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a Política de Assistência Estudantil através da execução do programa auxílio permanência e sua incidência sobre a vida acadêmica, dos estudantes do curso superior de Engenharia Civil no Instituto Federal de Alagoas, campus Palmeira dos Índios. Para tanto, foram pesquisados 44 estudantes do curso supracitado, que responderam a um questionário sobre a política estudantil. Foram investigadas as concepções dos estudantes sobre a política, qual a importância do auxílio permanência em suas vidas acadêmicas e qual o conhecimento dos mesmos (estudantes) sobre os setores envolvidos com a assistência estudantil no campus de Palmeira dos Índios. No primeiro capítulo foi realizada suma análise dos impactos da reestruturação produtiva nas exigências da formação profissional no Brasil e nas Políticas Públicas, em particular na Política de Educação brasileira. O segundo capítulo traz considerações sobre a Política de Assistência ao Estudante, descreve a trajetória da política estudantil no Brasil. O último capítulo envolve a discussão sobre a Política de Assistência Estudantil no IFAL – campus Palmeira dos Índios, onde são analisados os dados da pesquisa. Como conclusão, pode-se inferir que a Política de Assistência Estudantil tem evoluído no Brasil, através, principalmente da regulamentação do PNAES (2010), favorecendo a redução das desigualdades e permanência dos estudantes nos cursos das IFES. No entanto, os estudantes conhecem parcialmente as nuances da política, o que requer um trabalho dos profissionais envolvidos com a assistência estudantil. |
Abstract: | The objective of this study is to analyze the Student Assistance Policy at the Federal Institute of Alagoas, campus Palmeira dos Indios through the implementation of the aid program permanence and its impact on academic life of students of the degree in Civil Engineering. To this end, 44 students were addressed to the aforementioned course, who responded to a questionnaire on student politics. The views of students on politics were investigated, what the amount of aid remaining in their academic lives and which knowledge of them (students) on the sectors involved with the student assistance on the campus of Palmeira dos Indios. In the first chapter was held short analysis of the impact of corporate restructuring on the requirements of vocational training in Brazil and the public policies, particularly in the Brazilian Education Policy. The second chapter covers considerations about the Assistance Policy Student describes the trajectory of student politics in Brazil. The last chapter concerns the discussion of the Student Assistance Policy in IFAL - campus Palmeira dos Indios, where the survey data are analyzed. In conclusion, it can be inferred that the Student Assistance Policy has evolved in Brazil, primarily through the regulation of PNAES (2010) to help reduce inequalities and residence of students in the courses of IFES. However, students partially know the nuances of policy, which requires a work of professionals involved with the student assistance. |
Palavras-chave: | Auxílio Permanência Aid Permanence Política de Assistência Estudantil Política Educacional no Brasil Student Assistance Policy Educational Policy in Brazil |
CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | BORGES, Cintia Cinara Moraes. A política de assistência estudantil a partir da execução do programa auxílio permanência no Instituto Federal de Alagoas - campus Palmeira dos Índios: a permanência pelo auxílio. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8395 |
Data do documento: | 17-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo total.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.