Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8411
Tipo: Dissertação
Título: Memória e tempo: análise linguístico-cognitiva dos fatores que influenciam a compreensão de textos multimodais em suporte digitais e impressos
Autor(es): Hirano, Francisco Willians Makoto Plácido
Primeiro Orientador: Leite, Jan Edson Rodrigues
Resumo: O objetivo de estudo desta pesquisa é descrever como o tempo e a memória, utilizados no processo de leitura, implicam diretamente na compreensão de texto com alto grau de multimodalidade em suportes diferentes (digital e impresso), como também o que essas variáveis (tempo e memória) influenciam diretamente na compreensão em texto com baixo grau de multimodadlidade. Admitindo que com os avanços tecnológicos nas áreas de ensino, a cognição deve ser estudada como ela acontece na utilização de novos elementos tecnológicos, na nossa pesquisa escolhemos o hipertexto. Nossa pesquisa é classificada como uma pesquisa experimental que através de dois experimentos realizados com alunos do Instituto Federal do Tocantins Campus de Palmas-TO, que podemos chegar a conclusões sobre a utilização de suporte digital (hipertexto) comparado ao suporte impresso tem alterações mínimas quando analisado os aspectos cognitivos. Demonstrando, assim, que a mudança de suporte apesar de não ajudar nos processos cognitivos também não prejudica sendo isso considerado um grande ganho uma vez que a utilização do suporte digital diminui os custos com papel e deslocamento do material didático para as instituições de ensino.
Abstract: The aim of this study is to describe how time and memory, used in the reading process, directly affect the understanding of text with a high degree of multimodality in different media (digital and printed), but also that these variables (time and memory) directly influence the understanding text with a low degree of multimodality. Assuming that with technological advances in the areas of education, cognition must be studied as it occurs in the use of new technological elements in our research we chose the hypertext. Our research is classified as an experimental research by means of two experiments that with students of the Federal Institute of Tocantins Campus de Palmas-TO, we can draw conclusions about the use of digital media (hypertext) compared to printed support has minimal changes when analyzed cognitive aspects. Thereby demonstrating that the change of support despite do not help in cognitive processes does not preclude it being considered a great gain since the use of digital media reduces papers costs and displacement of didacti material for educational institutions.
Palavras-chave: Cognição-Linguística. Memória. Formação do Conhecimento
Linguistics-Cognition. Memory. Knowledge
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Citação: HIRANO, Francisco Willians Makoto Plácido. Memória e tempo: análise linguístico-cognitiva dos fatores que influenciam a compreensão de textos multimodais em suporte digitais e impressos. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8411
Data do documento: 30-Out-2010
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo total.pdf5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.