Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNovo, José Alessandro Dantas Dias-
dc.date.accessioned2016-07-21T16:39:09Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:23:09Z-
dc.date.available2018-07-21T00:23:09Z-
dc.date.issued2015-04-30-
dc.identifier.citationNOVO, José Alessandro Dantas Dias. Educação musical do espaço religioso: um estudo sobre a formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa – Paraíba. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8422-
dc.description.abstractThis study deals with a master's research in the music education area in the subject field of music education and religion. The overall objective of the research is to understand the ways in which the musical training of the individuals surveyed is concretized at the First Presbyterian Church of João Pessoa - Paraiba. The chosen method was the case study in a qualitative approach, using as techniques for the collection of data: document sources, interviews and observations. The research has as theoretical basis the conception of musical practices as social practices supported in the music sociology (KRAMER, 2000; SOUZA, 2000, 2014, etc). The Church, locus of this investigation, has four musical groups: the Youth Choir, Camerata, the Coral Society and Band. From a total of eighty-one participants in these groups, twelve people were interviewed . The results reveal that the songs practices that take place in the Church offer different possibilities and strategies of musical learning, which are established starting from the relationship between the group members. It is a musical learning that is intertwined with the other spaces, such as family, school, friends, Internet and media. Regarding the value assigned to the musical experience, in the interviewees reports three points emerged : strengthening of interpersonal relations among group participants; consider that musical practices contribute to a rapprochement with the divine; the pleasure of communicating with yourself and with one another through music.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Morgana Silva (morgana_linhares@yahoo.com.br) on 2016-07-21T16:39:09Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 11677330 bytes, checksum: 6d04d33e8783570ff539ebd0f5bb1e7c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-21T16:39:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 11677330 bytes, checksum: 6d04d33e8783570ff539ebd0f5bb1e7c (MD5) Previous issue date: 2015-04-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 11677330 bytes, checksum: 6d04d33e8783570ff539ebd0f5bb1e7c (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2077 bytes, checksum: 5abba4afdbeaca626da68f73a76b7891 (MD5) Previous issue date: 2015-04-30en
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMúsica na igreja. Formação musical no contexto religioso. Educação musical no contexto evangélico.por
dc.subjectMusic in church. Musical training in the religious context. Music education in the evangelical context.eng
dc.titleEducação musical do espaço religioso: um estudo sobre a formação musical na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa – Paraíbapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribas, Maria Guiomar de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280600996139696por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1652335794870442por
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre uma pesquisa de mestrado na área de educação musical no campo temático da educação musical e religiosidade. O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender as formas pelas quais a formação musical dos sujeitos pesquisados se concretiza na Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa - Paraíba. O método escolhido foi o estudo de caso em uma abordagem qualitativa, utilizando como técnicas para o levantamento dos dados: fonte documental, entrevistas e observações. A pesquisa tem como fundamentação teórica a concepção de práticas musicais como práticas sociais apoiadas na sociologia da música (KRAMER, 2000; SOUZA, 2000, 2014, entre outros). A Igreja, locus dessa investigação, tem quatro grupos musicais: o Coral Jovem, a Camerata, a Sociedade Coral e a Banda. De um total de oitenta e um participantes desses grupos, foram entrevistados doze pessoas. Os resultados revelam que as práticas musicas que acontecem na Igreja oferecem diferentes possibilidades e estratégias de aprendizagens musicais, que se estabelecem a partir das relações entre os integrantes dos grupos. É uma aprendizagem musical que está imbricada com os outros espaços, como a família, escola, amigos, Internet e as mídias. Em relação ao valor atribuído à experiência musical, nos relatos dos sujeitos entrevistados emergiram três pontos: fortalecimento das relações interpessoais entre os participantes dos grupos; considerar que as práticas musicais contribuem para uma aproximação com o divino; o prazer de se comunicar consigo e com o outro através da música.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqARTES::MUSICApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/17504/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total11,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.