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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8579
Tipo: Dissertação
Título: Uma escola chamada “Carandiru”: uma história das figurações de poder
Autor(es): Canuto, Priscila Santos
Primeiro Orientador: Lucena, Ricardo de Figueiredo
Resumo: UMA ESCOLA CHAMADA “CARANDIRU”: uma história das figurações de poder constitui-se numa investigação que contempla a história das figurações e relações de poder que se estabelecem no cenário de uma escola da cidade de Santa Rita/PB, apelidada de “Carandiru”. Nesse contexto, foram observadas turmas do ensino fundamental II dos turnos manhã e tarde, numa perspectiva de entender e analisar os processos sob a perspectiva de Norbert Elias. Esta pesquisa é uma investigação qualitativa que tem como metodologia norteadora a teoria figuracional e dos processos de Elias (2000), que consiste em analisar o micro sem esquecer suas conexões e interdependências com o macro, entendendo as ações individuais como pertencentes e interligadas ao todo social. Abordamos, também, a iconologia com a apreciação de fotografias do cenário pesquisado. Entender as formações de grupos dentro dessa escola e as relações de poder que se estabelecem nesse cenário é o objetivo geral, os objetivos específicos, foram: refletir sobre o papel dos grupos nesse ambiente, abordar o método de organização dos alunos, entender o processo de liderança e discutir a territorialização desses grupos na escola. Foram identificados grupos externos como OKD (okaida) e EUA (estado), que influenciam e inspiram a formação de subgrupos internos, BDC (Bonde da Cyclone), BDI (Bonde dos Irados), entre outros, e refletem diretamente no cotidiano escolar.
Abstract: A SCHOOL "CALL CARANDIRU": a story of power figurations, constitutes an investigation that includes the history of figurations and power relations that are established in the scenario of a school in the city of Santa Rita / PB, nicknamed "Carandiru" . In this context were observed, elementary school II courses of the morning and afternoon shifts, with a view to understand and analyze the processes under Elijah's perspective, this research is a qualitative research whose guiding methodology to figurational theory and Elias processes ( 2000), which is to examine the micro without forgetting their connections and interdependencies with the macro, understanding individual actions as belonging to the social and interconnected whole, also addressed the iconology with the appreciation of photographs of the searched scene. Understanding the formation of groups within that school and the power relations that are established in this scenario is the overall goal, specific objectives were: to reflect on the role of groups in this environment, address the method of organization of students, understand the process of leadership and discuss the territorial those groups at school. Outside groups have been identified as OKD (okaida) and the US (state), that influence and inspire the formation of internal subgroups, BDC (Tram Cyclone), BDI (Bonde of Irate), among others, and directly reflect in everyday school life.
Palavras-chave: Poder
Power
Figurações
Escola
Identidade
Grupos
Violência Juvenil
Territorialização
Figurations
School
Identity
Groups
Youth Violence
Territorial
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CANUTO, Priscila Santos. Uma escola chamada “Carandiru”: uma história das figurações de poder. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8579
Data do documento: 30-Nov-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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