Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8661| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A relação entre escola e museu na mediação da arte contemporânea para estudantes do IFPB. |
| Autor(es): | Cabral, Olga Maria do Nascimento Lopes |
| Primeiro Orientador: | Wilner, Renata |
| Resumo: | Esta pesquisa trata de um processo pedagógico desenvolvido com educandos do Curso Técnico em Instrumento Musical, do IFPB campus João Pessoa, envolvendo a mediação cultural entre a escola e a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. O objetivo foi o de analisar a contribuição que tais espaços, formal e não formal respectivamente, proporcionaram para a compreensão da arte contemporânea pelos estudantes. A pesquisa é qualitativa, com a utilização de questionários, consulta a documentos das instituições e observação como instrumentos para a coleta de dados. Abordo sobre a arte contemporânea, mediação cultural, a mediação na escola e no museu e educação formal e não formal ou a relação entre escola e museu. Neste estudo apresento e analiso as concepções da coordenadora de mediação e do mediador do museu sobre arte contemporânea, mediação e relação entre escola e museu, entre outras. Trago, como foco principal, a compreensão dos estudantes do IFPB sobre a arte contemporânea antes e após o processo pedagógico e faço uma análise comparativa entre suas concepções sobre essa arte em fases distintas deste processo. |
| Abstract: | Esta pesquisa trata de um processo pedagógico desarrollado com educandos del Curso Técnico en Instrumento Musical del IFPB – Campus João Pessoa, envolviendo la mediación cultural entre la escuela y la Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. El objeto fue lo de analizar la contribución que tales espacios, formal y no formal respectivamente, proporcionaron para la comprensión del arte contemporáneo por los estudiantes. La pesquisa es calitativa, con la utilización de cuestionarios, consulta a documentos de las instituciones y observación como instrumentos para la colecta de datos. Abordo sobre el arte contemporáneo, mediación cultural, la mediación en la escuela y en el museo y educación formal y no formal la relación entre escuela y museo. En este estudio presento y analizo las concepciones de la coordinadora de mediación y del mediador del museo sobre el arte contemporáneo, mediación y relación entre escuela y museo, entre otras. Traigo, como foco principal la comprensión de los estudiantes del IFPB sobre el arte contemporáneo antes y después del proceso pedagógico y hago un análisis comparativo entre sus concepciones sobre ese arte en fases distintas de este proceso. |
| Palavras-chave: | Estação Cabo Branco IFPB Mediação Cultural Arte Contemporânea Estação Cabo Branco Mediación Cultural Arte Contemporáneo |
| CNPq: | ARTES::EDUCACAO ARTISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Artes Visuais |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
| Citação: | CABRAL, Olga Maria do Nascimento Lopes. A relação entre escola e museu na mediação da arte contemporânea para estudantes do IFPB. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8661 |
| Data do documento: | 30-Mar-2016 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | Arquivo Total | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
