Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669
Tipo: Dissertação
Título: A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife.
Autor(es): Oliveira Filho, Manoel Theophilo Gaspar de
Primeiro Orientador: Martins, José Henrique
Resumo: Em que pese ser um tema bastante antigo no âmbito da pedagogia pianística, o uso dos exercícios de técnica ainda provoca debates e constantes divergências de opinião entre os pianistas e professores de piano mundo afora. Com a finalidade de fornecer mais material para discussão, este trabalho tem por objetivo investigar como um grupo de professores de piano da cidade do Recife (docentes ou ex-docentes das duas principais escolas de música públicas da cidade: Conservatório Pernambucano de Música e Universidade Federal de Pernambuco) utiliza esse material, ou se o rejeita completamente na sua prática pedagógica. Para coletar essas informações, optamos pelo uso de entrevistas semi-estruturadas. Neste trabalho podemos encontrar, como embasamento teórico do tema proposto, um histórico da técnica pianística, onde se discutem aspectos ligados à pedagogia pianística e às chamadas Escolas de Técnica Pianística; relatos de importantes pianistas do século XX e XXI e suas posturas acerca da utilização dos exercícios técnicos, e uma comparação analítica entre suas opiniões e as dos professores do Recife entrevistados. À guisa de conclusão do trabalho vemos que a utilização de exercícios técnicos ainda é um tema controverso no meio pianístico, cercado de desacordos, de divergências conceituais e diversidade de opiniões.
Abstract: Historically, piano exercises have served a significant role in the development of piano pedagogy. Nonetheless, these drills still manage to provoke debates and cause frequent divergences of opinion among pianist and piano teachers world wide. Willing to offer further material for debate, the objective of this research is to develop a better understanding of how the teachers at the largest public schools in Recife (the Conservatório Pernambucano de Música and Universidade Federal de Pernambuco) handle the topic. In other words, whether or not they incorporate piano exercises into their teaching material. In order to collect this information, we used semi-structured interviews. As a theoretical basis of the proposed subject, this work will provide a historical description of piano technique and its evolution, explain the differences in approach of various “Piano Technique Schools”, explore the opinions of renowned pianists of the twentieth and twenty-first centuries, and compare those opinions to the ideologies of the teachers interviewed. The conclusion of this work relies on the fact that the use of technical exercises is still a controverse subject among piano teachers, surrounded by disagreements, conceptual incoherences and diversity of opinion.
Palavras-chave: pedagogia do piano
técnica pianística
piano no Recife
piano pedagogy
piano technique
piano in Recife
CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Citação: OLIVEIRA FILHO, Manoel Theophilo Gaspar de. A Utilização de Exercícios de Técnica Pianística no Ensino e na Prática de Sete Professores de Piano do Recife. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8669
Data do documento: 25-Mar-2015
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.