Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8741
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A arte da contação de histórias: uma experiência de cuidado no projeto de extensão palhasus
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Benedito Clarete de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Elisa Gonsalves
metadata.dc.description.resumo: A arte de contar histórias é uma arte popular, comum nas mais diversas sociedades humanas, em diferentes momentos históricos. Suas características principais são a transmissão de conhecimentos, saberes, valores e diversão. Este estudo tem como o objetivo investigar a função dessa arte na construção de ambientes emocionais agradáveis, em diferentes espaços de convivência. Para atingir esse objetivo, apresentamos um pequeno histórico sobre a trajetória da arte de contar história, o seu possível desaparecimento na sociedade moderna, em função da industrialização, do deslocamento do ambiente rural para o ambiente urbano e da hegemonia da cultura escrita em detrimento da cultura oral. Apresenta, ainda, o fenômeno do ressurgimento dessa arte, no final do século XX, suas novas características, os diferentes territórios de atuação, os perfis dos sujeitos envolvidos e os novos papéis que essa arte vem realizando nesta sociedade pós-moderna, tecnológica e informatizada. Por ser uma prática que valoriza o saber popular, a transformação de ambientes de convivência, de ensino e aprendizagem e de luta pela desopressão das camadas populares, a arte de contar histórias está inserida no contexto da Educação Popular, em perfeita sintonia com os novos paradigmas emancipatórios, dentro dos territórios da Educação Popular, principalmente nos territórios da afetividade, das emocões e das outras racionalidades. Para estudar os efeitos da arte de contar histórias no processo de transformação e na construção de ambientes emocionais agradáveis, foi realizada uma pesquisa participante, tendo como objeto os estudantes do Projeto de Extensão PalhaSUS, da UFPB, que atuam como palhaços cuidadores, em diferentes espaços de vulnerabilidade social e afetiva, tais como hospitais, casas de saúde, escolas e asilos de idosos. Concomitante às oficinas, os participantes incluíam, nas suas práticas de atuação de cuidadores, os saberes e conhecimentos desenvolvidos nas oficinas. O processo de avaliação utilizado foi o da realização de grupo focal, que municiaram dados para análise do resultado da realização da prática, apresentando seus possíveis desdobramentos e desafios.
Abstract: The art of storytelling is a popular art, common in various human societies, in different historical moments. Its main features are the transmission of knowledge, skills, values and funs. This study investigates the role of this art in the construction of pleasant emotional environments, in different spaces. To complete this goal we present a record of the history of the storytelling art, its possible disappearance in modern society, due to the industrialization, to the shitf from rural to urban environment and the hegemony of written culture to the detriment of oral culture . It also presents the phenomenon of the resurgence of this art in the late XXth century, its new characteristics, its different territories, the subjects involved, and the new roles that art had completed in this postmodern society, technologic and computerized. Being a practice that values popular knowledge, the transformation of living environments, teaching and learning, also combating the oppression of the popular classes, the art of storytelling is inserted in the context of popular education, in tune with the new emancipatory paradigms, within the territories of Popular Education, especially in the territories of affectivity, of emocions and other rationales. To measure the effects of storytelling in the process of transformation and construction of pleasant emotional environments, a research was realized, in which the students of the Projeto de Extensão PalhaSUS Project from the UFPB, had been the main subject. Those students act as caregivers clowns in different social and emotionaly vulnerable spaces, such as hospitals, care homes, schools and nursing homes. Concomitant workshops, participants include in their caregivers acting the knowledge and skills acquired in the workshops. The evaluation process used was to make focal group, which fed with datas and allowed to analyse the results of this practice, with its possible developments and challenges.
Keywords: Arte de contar histórias
Contador de histórias
Histórias
Ouvinte
Educação
Educação Popular
Emocionalidade
Art of storytelling
Story teller
Stories
Listener
Education
Popular education
Emotionality
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: VASCONCELOS, Benedito Clarete de. A arte da contação de histórias: uma experiência de cuidado no projeto de extensão palhasus, 2016. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8741
Issue Date: 26-Jul-2016
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.