Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8914
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Pluralidade cultural: visibilidades e silenciamentos Discursivos nas relações étnico-raciais no cotidiano escolar da EJA
metadata.dc.creator: Araújo Júnior, Ivo Teixeira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Marluce Pereira da
metadata.dc.description.resumo: A temática da Pluralidade está relacionada à análise e à valorização de conceitos étnicos e culturais dos mais diversos grupos sociais inseridos em desigualdades socioeconômicas e relações sociais excludentes. Por isso, é imperativo que haja o reconhecimento dessa pluralidade, em especial as atinentes a raça, sexualidade e gênero. É com essa compreensão que a pesquisa proposta objetiva problematizar e discutir discursividades que elaboram sentidos, em narrativas de docentes e discentes, em torno do trato com a convivência com a diversidade étnico-racial, no contexto de uma escola pública municipal de João Pessoa-PB. Assim, indaga-se de que modo os enunciados de docentes e discentes constroem sentidos que traduzem o trato com a diversidade nesse contexto escolar, em específico as relacionadas às matrizes identitárias de pertencimento étnico racial. A pesquisa é de natureza qualitativa e, metodologicamente, utilizou-se de alguns procedimentos, como questionários, entrevistas e roda de conversa, além de articular teorizações foucaultianas acerca das relações de poder, concepções da análise de discurso francesa (AD) de filiação francesa e a dos Estudos Culturais. Ela se insere no âmbito da Linguística Aplicada e adota a concepção de língua como prática social (MOITA LOPES, 2006).
Abstract: The theme of Plurality is related to the analysis and valuation of ethnic and cultural concepts of the most diverse social groups inserted in socioeconomic inequalities and excluding social relations. For this reason, it is imperative that there be recognition of this plurality, especially those related to race, sexuality and gender. It is with this understanding that the proposed research aims to problematize and discuss discursivities that elaborate meanings, in narratives of teachers and students, about the deal with the coexistence with the ethnic-racial diversity, in the context of a municipal public school of João Pessoa-PB . Thus, it is asked how the statements of teachers and students construct meanings that translate the treatment of diversity in this school context, specifically those related to the identity matrices of racial ethnicity. The research is of a qualitative nature and, methodologically, it was used some procedures, such as questionnaires, interviews and conversation, as well as articulating Foucaultian theorizations about power relations, French discourse analysis (AD) conceptions of French affiliation and Of Cultural Studies. It is part of Applied Linguistics and adopts the concept of language as a social practice (MOITA LOPES, 2006).
Keywords: Pluralidade cultural
Práticas discursivas
Relações étnico-raciais
metadata.dc.subject.cnpq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Citation: ARAÚJO FILHO, Ivo Teixeira. Pluralidade cultural: visibilidades e silenciamentos Discursivos nas relações étnico-raciais no cotidiano escolar da EJA. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8914
Issue Date: 30-Nov-2016
Appears in Collections:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf996,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.