Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9214
Tipo: | Dissertação |
Título: | Linguagem e autismo: a multimodalidade no contexto escolar |
Autor(es): | Andrade, Cássio Kennedy de Sá |
Primeiro Orientador: | Faria, Evangelina Maria Brito de |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo analisar a utilização dos recursos multimodais pela criança autista em cenas de atenção conjunta ocorridas em contexto escolar, considerando-se as suas limitações quanto aos aspectos comunicativos, de aprendizagem e interação social. A fundamentação teórica deste trabalho exigiu a retomada da literatura específica sobre o autismo, desde os estudos clássicos de Kanner (1943) até a apreciação do diagnóstico apresentado no DSM-5 (2013), bem como das concepções formuladas por Bruner (1975; 1983) e Tomasello (2003) sobre a atenção conjunta, e a construção da noção de multimodalidade, baseada nos estudos feitos por Kendon (1982) e McNeill (1985), os quais também fundamentam a investigação realizada. Para tanto, metodologicamente, fez-se necessária a realização de um estudo de caso no qual uma criança do sexo masculino com 5 anos de idade e com diagnóstico de autismo foi observada por um período de 4 meses dentro das interações estabelecidas no contexto escolar, seja na sala de aula ou fora dela, constituindo assim um corpus de aproximadamente 3 horas e 50 minutos de duração que foi composto com a realização de 13 seções de coletas de dados. Após a coleta, os dados foram transcritos e analisados pelo pesquisador por meio do software ELAN. Através da observação e análise das cenas interativas envolvendo a criança autista, foi constatado que embora não possua a capacidade de se comunicar verbalmente, a criança utilizou-se da multimodalidade para estabelecer comunicação com seus parceiros. Os recursos multimodais como olhar e gestos tornam-se aqui o principal meio de comunicação para a criança, fundamentais para iniciar e manter as interações. |
Abstract: | The aim of this research was to analyze the use of multimodal resources by the autistic child in scenes of joint attention occurred in a school context, considering limitations as communicative, learning and social interaction aspects. The theoretical basis of this work required the resumption of specific literature on autism, from the classic studies of Kanner (1943) to the assessment of the diagnosis presented in DSM-5 (2013), as well as the conceptions formulated by Bruner (1975, 1983) and Tomasello (2003) on joint attention, and the construction of the notion of multimodality, based on the studies made by Kendon (1982) and McNeill (1985), which also base the investigation. Methodologically, it was necessary to carry out a case study in which a 5-year-old male child with a diagnosis of autism was observed for a period of 4 months within the interactions established in the school context, either in the classroom or outside, thus constituting a corpus of approximately 3 hours and 50 minutes duration which was composed of 13 sections of data collection. After the collection, the data were transcribed and analyzed by the researcher through ELAN software. Through the observation and analysis of the interactive scenes involving the autistic child, it was found that although the child did not have the ability to communicate verbally, the child used the multimodality to establish communication with his / her partners. The multimodal resources such as gaze and gestures become here the main means of communication for the child, fundamental for initiating and maintaining interactions. |
Palavras-chave: | Autismo Atenção conjunta Multimodalidade Autism Joint attention Multimodality |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Citação: | ANDRADE, Cássio Kennedy de Sá. Linguagem e autismo: a multimodalidade no contexto escolar. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9214 |
Data do documento: | 3-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo Total | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.