Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9241
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uso do Processo de Avaliação Mútua aliado a Conceitos de Gamificação como suporte ao Estudo Colaborativo em Ambientes de EaD
metadata.dc.creator: Nascimento, Anielton José do
metadata.dc.contributor.advisor1: Siebra, Clauirton de Albuquerque
metadata.dc.description.resumo: Um dos problemas da educação a distância é a falta de comunicação e colaboração entre os alunos, o que é causado principalmente pela distância física entre eles. Pesquisas em educação mostram que a colaboração entre alunos, em que eles se ajudam no entendimento do conteúdo educacional, é uma das partes fundamentais do processo de aprendizagem. Ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle, disponibilizam recursos como Fóruns e Chats para suporte a colaboração. Porém, tais recursos são insuficientes para motivar tal colaboração. Esse e outros fatores têm causado um grande índice de retenção e evasão nos cursos a distância, uma vez que os estudantes não conseguem se adaptar as características dessa modalidade de ensino. Este trabalho utiliza conceitos de avaliação mútua, integrados a elementos de gamificação, como forma de motivar a colaboração de estudantes em pequenos grupos de estudo. De fato, a literatura indica que processos colaborativos são mais eficientes em grupos compostos por 4 ou 5 estudantes. Uma das principais contribuições do trabalho é o desenvolvimento de um processo de avaliação mútua automático, o qual pode ser integrado ao processo de avaliação mútua feita pelos alunos, de modo que os resultados das avaliações sejam mais confiáveis. A validação da proposta foi feita com turmas do curso de Graduação em Computação da UFPB virtual. Os resultados mostram que, além de garantir uma maior segurança no processo de avaliação, também é possível verificar grandes discrepâncias nesse processo, assim como gerar diferentes formas de comparação entre o desempenho de alunos e grupos de alunos, considerando diferentes atributos propostos neste trabalho.
Abstract: One of the main problems of the Distance Learning (DL) is the lack in communication and collaboration among students, which is mainly caused by the physical distance among them. Researches in education show that collaboration between students, where they assist each other in understanding the educational content, is one of the fundamental parts of the learning process. Virtual learning environments, such as Moodle, provide some resources such as Forums and Chats to support collaboration. However, such resources are not enough to motivate collaboration. This and other aspects are the main causes to the high number of retention and dropout of students in the DL courses, since they are not able to adapt themselves to the features of this type of learning modality. Our work uses concepts of mutual evaluation, integrated to gamification elements, as an alternative to motivate collaboration among students in small groups. In order, the literature indicates that collaborative processes are more efficient when applied to groups composed of 4 or 5 students. One of the main contributions of our work is to develop an automatic mutual evaluation process, which can be integrated to the mutual evaluation carried out by students, so that the final results are more reliable. The validation of this proposal was carried out with disciplines of the Informatics Graduation course of the Virtual UFPB. The results show that, apart to increase the reliability, our approach also enables the identification of biases along the mutual evaluation process and generates different ways to compare the performance of students and groups of students, considering different attributes proposed in this work.
Keywords: Avaliação Mútua
Gamification
Ensino a Distância
Mutual evaluation
Gamification
Distance learning
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Informática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citation: NASCIMENTO, Anielton José do. Uso do Processo de Avaliação Mútua aliado a Conceitos de Gamificação como suporte ao Estudo Colaborativo em Ambientes de EaD. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Informática)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9241
Issue Date: 27-Jun-2016
Appears in Collections:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo Total2,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.