Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9632
Tipo: | Dissertação |
Título: | A contribuição das tiras de mafalda na formação leitora, crítico-reflexiva na sala de aula |
Autor(es): | Vitorino , Lenilde Soares Leite |
Primeiro Orientador: | Silva, Sônia Maria Cândido da |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é analisar de que maneira o gênero textual tiras, em especial, as tiras da personagem Mafalda, do cartunista argentino Joaquim Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, podem contribuir na formação leitora, crítico-reflexiva de alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Para situar melhor essa análise, serão apresentados alguns conceitos de leitura, as concepções de leitura, o que os PCN orientam a respeito da leitura na escola, e a importância dos gêneros textuais e das tiras de Mafalda em sala de aula. O aporte teórico deste trabalho conta com estudos de autores como Marcuschi (1986; 2003; 2008), Koch (1997; 2002; 2004; 2007; 2008; 2009), Koch e Elias (2014), Kleiman (1989;2002;2004;2008) dentre outros. Este trabalho propõe realizar uma pesquisa-ação, através da leitura e interpretação de algumas tiras de Mafalda, com procedimentos aplicados de forma planejada, contínua, progressiva e organizada. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a formação de um sujeito leitor crítico-reflexivo, capaz de identificar o viés cômico e, acima de tudo, a crítica presente nas tiras de Mafalda. |
Abstract: | La meta principal de este trabajo es analizar de que manera el género textual tiras, em especial, las tiras del personaje Mafalda, del dibujante argentino Joaquin Salvador Lavado, más conocido como Quino, pueden contribuir em la formación lectora, crítico-reflexivo de alunos de la segunda fase de la escuela primaria. Para mejor situar este análisis, se presentarán algunos conceptos de lectura, las concepciones de lectura, lo guía PCN sobre lectura en la escuela, la importancia de los géneros textuales y las tiras de Mafalda en el aula. La base teórica de este trabajo contará con estucios de autores como: Marcuschi (1986; 2003; 2008), Koch (1997; 2002; 2004; 2007; 2008; 2009), Koch e Elias (2014), Kleiman (1989;2002;2004;2008), entre otros. Este trabajo se propone llevar a cabo una investigación para la acción, través de la lectura e interpretación de algunas tiras de Mafalda, a procedimientos realizados de manera planificada, continua, progresiva y organizada. Se espera que esta investigación puede contribuir a la formación de un lector crítico-reflexiva sujeto, capaz de identificar el sesgo cómico y, sobre todo, la presente queja en tiras de Mafalda. |
Palavras-chave: | Gêneros textuais Tiras de Mafalda Leitura. Escola Géneros textuales Tiras de Mafalda La lectura Escuela |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística e ensino |
Programa: | Mestrado Profissional em Linguística |
Citação: | VITORINO, Lenilde Soares Leite. A contribuição das tiras de mafalda na formação leitora, crítico-reflexiva na sala de aula. 2017. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9632 |
Data do documento: | 7-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo total | 4,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.