Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9642
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A notícia e suas múltiplas contribuições para a compreensão leitora no ensino fundamental I
metadata.dc.creator: Costa, Josivete Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva , Sônia M. C. da
metadata.dc.description.resumo: A presente proposta de trabalho tem a preocupação de discutir a prática da leitura dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, considerando a compreensão e a aprendizagem significativa em sala de aula do que propõe o Gênero Notícia. Para tal, partiu-se da hipótese de que o uso contínuo da Notícia na formação de leitores poderá minimizar as dificuldades de ler e compreender encontradas entre os discentes do Ensino Fundamental. Para comprovar tal hipótese, considerou-se como aportes teóricos sobre estratégias de leitura autores como Solé (1998); Marcuschi (2002), Kleiman (2013), Koch; Elias (2014) e dos documentos oficiais dos PCN (1997; 1998; 2001). A metodologia adotada na pesquisa foi a pesquisa-ação, por ser relevante utilizar uma proposta de intervenção pedagógica, dividida em duas partes: uma, de caráter teórico para fundamentar uma prática de trabalho para a Escola Básica; e outra, de caráter prático – uma proposta de trabalho de intervenção com a utilização do Gênero Notícia aos discentes do 5º ano do Ensino Fundamental. O resultado a que se chegou indica que o uso contínuo do Gênero Notícia no Ensino Fundamental I contribui positivamente para minimizar as dificuldades encontradas na formação leitora e na aprendizagem significativa dos discentes.
Abstract: The present work proposal has the concern of discussing the practice of reading the students of the 5th year of elementary school, considering the understanding and meaningful learning in the classroom of what is proposed by the Genre News. For this, it was hypothesized that the continuous use of the News in the formation of readers could minimize the difficulties of reading and understanding found among the students of Elementary School. In order to prove this hypothesis, we considered as theoretical contributions on strategies of reading authors such as Solé (1998); Marcuschi (2002), Kleiman (2013), Koch; Elias (2014) and the official PCN documents (1997, 1998, 2001). The methodology adopted in the research was action research, because it is relevant to use a pedagogical intervention proposal divided into two parts: one, of a theoretical nature to base a work practice for the Basic School; And another, of a practical nature - a proposal of intervention work using the Genre News to the students of the 5th year of Elementary School. The result that has been reached indicates that the continuous use of the News Genre in Elementary School contributes positively to minimize the difficulties found in the reading formation and the significant learning of the students.
Keywords: Notícia
Compreensão leitora
Ensino-aprendizagem
News
Reading Comprehension
Teaching-learning
metadata.dc.subject.cnpq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Linguística
Citation: COSTA, Josivete Santos da. A notícia e suas múltiplas contribuições para a compreensão leitora no ensino fundamental I. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística)-Universidade Federal da Paraíba, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9642
Issue Date: 10-Apr-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdfArquivo total16,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.