Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9706
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Competência em informação, gestão da informação e do conhecimento: um estudo com gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.creator: Anjos, Clebson Leandro Beserra dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Simone Bastos
metadata.dc.description.resumo: Existe um problema na sociedade contemporânea referente ao excesso da informação que é produzida e disseminada por intermédio das tecnologias de informação e comunicação, em especial, a Internet. Nesse contexto, os gestores de bibliotecas, que são profissionais da informação, devem se aprimorar com as práticas da competência em informação, a fim de buscar, acessar e usar a informação de forma eficiente, gerenciando seu fluxo crescente, com o intuito de criar conhecimentos no âmbito da organização. Nesse cenário, objetiva-se averiguar de que modo a competência em informação dos gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba pode contribuir para o desenvolvimento das práticas de gestão da informação e gestão do conhecimento. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, por meio de um levantamento e da observação participante, a fim de identificar as práticas de competência em informação, gestão da informação e gestão do conhecimento dos gestores da unidade. Os resultados revelaram que a maior parte dos gestores tem competência para identificar a necessidade de informação e de conhecimento e para adquiri-los, disseminá-los e usá-los. Todavia, os gestores e os colaboradores precisam de mais incentivo e de encorajamento para compartilhar o conhecimento e ampliar seu uso por meio de novos serviços e produtos informacionais na unidade. Conclui-se que a competência em informação pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento e o aprimoramento dos processos da gestão da informação e da gestão do conhecimento na unidade pesquisada.
Abstract: There is a problem in the contemporary society referred to the excess of information that is produced and disseminated through information technology and communication, especially, the Internet. In this context, the library managers, who are information professionals, have to improve themselves through competence practices in information, in order to search, to access and to use the information in a efficient way, managing its growing flux to create knowledge in sphere of the organization. In this scenario, the objective is verify the manner the competence in information of the managers of the Central Library of Federal University of Paraíba can contribute to the development of the information management practices and knowledge management. For that, it was realized a exploratory and descriptive study, through data analysis and an observation in order to identify the practices of competence in information, information management and knowledge management of unit managers. The results revealed that most managers have the competence to identify the need for information and knowledge and to acquire, disseminate and use them. However, managers and employees need more motivation and encouragement to share knowledge and to expand their use through new information services and products in the unit. It is concluded that the information competence can effectively contribute to the development and improvement of information management and knowledge management processes in the researched unit.
Keywords: Competência em informação
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Biblioteca Central - UFPB
Competence in information
Information management
Knowledge management
Central Library - UFPB
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: ANJOS, Clebson Leandro Beserra dos. Competência em informação, gestão da informação e do conhecimento: um estudo com gestores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9706
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArquivoTotal.pdfarquivototal2,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.