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Tipo: Dissertação
Título: Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé
Autor(es): Oliveira Junior, Jonas Pereira de
Primeiro Orientador: León, Adriano Azevedo Gomes de
Resumo: Esta dissertação objetiva descrever a atuação em relação a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Recife como representante do neopentecostalismo brasileiro na sociedade dita pós-moderna. Descreve-se, para isso, como a igreja vem se destacando através das estratégias mercadológicas contidas no seu discurso teológico, tendo nisso seu principal elemento de diferenciação dos demais grupos religiosos. O trabalho procura identificar através do que foi observado nas cerimônias religiosas e nos sermões proferidos pela liderança eclesiástica, as principais práticas teológicas e a forma que o discurso religioso se relaciona, nesse caso específico, com a pós-modernidade, tanto no seu dia-a-dia, como também nas estratégias de mercado utilizadas na disputa religiosa.
Abstract: This dissertation has as objective describing the acting of the Universal Church of God's Kingdom (IURD) of Recife as representant of the brazilian neopentecostalism in the postmodern society. It is described how the church stands out through the merchandising strategies contained in their theologic speech, having this as the main element of differentiation from the others religious groups. This work seeks to identify, through what was observed in the religious ceremonies and sermons preached by the ecclesiastic leadership, the main theological practices of how the religious speech relates, in this specific case, with the postmodernity, so much in the daily basis as well as in the marketing strategies used in the religious dispute.
Palavras-chave: Igrejas Evangélicas
Mercado gospel
Consumo
Bens Simbólicos
Pentecostalismo
Neopentecostal
Modernidade
Pós-Modernidade
Protestant Church
Gospel Market
Consume
Simbolic Assets
Pentecostalism
Neopentecostal
Modernity
Postmodernity
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Citação: OLIVEIRA JUNIOR, Jonas Pereira de. Entre a cruz e o mercado: estratégias mercadológicas dos neopentecostais na conquista de clientes da fé. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9731
Data do documento: 11-Nov-2010
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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