Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9796
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Comunicação e aprendizagem: utilização de tecnologia móvel aplicada na educação presencial e EAD
metadata.dc.creator: Barros, Lorena Simone Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho , Nadja de Moura
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa entende o dialógico como noção central na definição da comunicação e aprendizagem: não é possível que ocorra comunicação sem diálogo e, por conseguinte, que intercorra aprendizagem sem comunicação. A partir daí, com amparo histórico e empírico na educação a distância (EAD) e no ensino online, investigamos o uso de dispositivos móveis na educação. A nossa pesquisa empírico-exploratória - de natureza qualitativa - teve como recurso metodológico um estudo de múltiplos casos, realizado com o objetivo de analisar a mobilidade de dispositivos em espaços da internet, aplicado aos cursos de Pedagogia (EAD), Letras (EAD) e Comunicação em Mídias Digitais (presencial), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na condução da investigação se levou em consideração as observações participantes da pesquisadora, na condição de aluna e professora de inglês, para ajudar a compreender a utilização de tecnologias móveis nos processos de aprendizagem. A análise permitiu apreender que a mobilidade conectada alterou as noções de tempo e espaço e, com isso, reconfigurou as formas de aprendizagem. Nesse sentido, participação, colaboração e interação são vistas como condições imprescindíveis para a aprendizagem em tempos de mobilidade.
Abstract: The research understands the dialogue as the main notion in the communication and learning definitions: it is impossible to have communication without dialogue and, therefore, learning without communication. Thenceforth, with historical and empirical support in distance learning and online teaching, we investigated the use of mobile devices in education. Our empirical and exploratory research - qualitative - had as methodological approach a study of multiple cases, carried out with the objective of analyzing the devices mobility in internet spaces , applied to undergraduate courses of Pedagogy and Languages (both in distance education) and Communication in Digital Media (formal learning), of Universidade Federal da Paraíba (UFPB). This investigation took into account the researcher's participant observations, as a student and an English teacher, in order to understand the use of mobile technologies in the learning process. The analysis allowed the understanding of the changes that the connected mobility have brought to the notions of time and space and thereby the reconfigurations on the way we learn. In this sense, participation, collaboration and interaction are seen as essential conditions for learning in mobility times.
Keywords: Diálogo
Comunicação
Aprendizagem
Dispositivos Móveis
Dialogue
Communication. Learning
Mobile devices
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citation: BARROS, Lorena Simone Nascimento. Comunicação e aprendizagem: utilização de tecnologia móvel aplicada na educação presencial e EAD. 2016.103 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9796
Issue Date: 26-Aug-2016
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.