Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10599
Tipo: TCC
Título: Restrições Fonotáticas na Estrutura Silábica do Português Brasileiro: Possíveis problemas encontrados durante aquisição de uma língua estrangeira
Autor(es): ENÉAS FILHO, José
Primeiro Orientador: Castro, José Ribamar de
Resumo: Esse trabalho busca compreender a estrutura fonotática da Língua Portuguesa do Brasil (PB) e da Língua Inglesa. Iremos tentar compreender certas violações na estrutura silábica do PB quando aprendizes brasileiros de Inglês como língua estrangeira tentam usar seu inventário fonológico para se comunicarem no idioma alvo. Possíveis acréscimos de vogais de apoio [i] serão inseridos no inicio e no final de palavras do inglês que não possuem a mesma estrutura silábica no PB, essa inserção busca corrigir certos encontros consonantais não existentes na estrutura silábica do PB. Será feita uma pesquisa com alunos do curso de Letras - Inglês da Universidade Federal da Paraíba a fim de constatar possíveis fenômenos. Essa pesquisa será dividida em dois grupos: a) verificar se alunos que não cursaram a disciplina Fonética e Fonologia da Língua Inglesa I seriam capazes evitar a inserção das vogais de apoio. b) verificar se alunos que cursaram a disciplina Fonética e Fonologia da Língua Inglesa I seriam capazes evitar a inserção das vogais de apoio.
Abstract: This work aims to understand the Phonotatic structure of Brazilian Portuguese and English language. We will try to understand certain violations in Brazilian Portuguese syllable structure when Brazilian learners of English as a foreign language try to use their phonological inventory to speak the target language. Vowel addition (Epenthesis Vowel) [i] could be inserted in the beginning of English words as well as in the final that does not have equivalent syllable structure in Brazilian Portuguese. This addition aims to correct some consonant clusters that do not exist in Brazilian syllable structure. A research will be carry out with students from the undergraduation Letras Course – English at Federal University of Paraíba to analyze those phenomena. This research will be divided into 2 groups: a) to verify if students who did not study the English Phonology and Phonetics I course would be able to avoid the insertion of Epenthesis Vowel. b) to verify if students who studied the English Phonology and Phonetics I course would be able to avoid the insertion of Epenthesis Vowel.
Palavras-chave: Fonologia
Fonética
Sílaba
Fonotática
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10599
Data do documento: 5-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEF05062018.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons