Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10606
metadata.dc.type: TCC
Title: "Corpo e alma livres": Uma leitura do conto The Story of an Hour ,de Kate Chopin
metadata.dc.creator: SILVA, Renata dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendonça, Jeová Rocha de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar questões relacionadas à representação feminina no conto “A história de uma hora”, da escritora norte-americana Kate Chopin. Como objetivos específicos temos a análise dos aspectos históricos das ondas feministas, apresentadas previamente e posteriormente analisadas neste conto, bem como a situação da mulher do século XIX. Daremos ênfase também à importância da representação feminina feita sob o ponto de vista feminino em textos trabalhados em sala de aula, nas escolas de ensino fundamental e médio. O trabalho tem o suporte teórico de pesquisas sobre as teorias feministas, apontando autores de grande relevância como, Code (2002), que traz importantes reflexões sobre as três ondas feministas, Rooney (2006), com a política da teoria feminista e suas indagações, e Gillespie (2010), que aponta uma preocupação com a representação dos personagens femininos em textos trabalhados em sala de aula. Nossa análise do conto põe em questão a representação feminina, notadamente aquela que Kate Chopin denuncia em “A história de uma hora” da vida da Sra. Mallard. Nosso trabalho faz menção também à ironia a qual Chopin faz uso para o desfecho final nesta narrativa, sugerindo, mesmo veladamente, a visão deturpada dos homens sobre os reais anseios das mulheres.
Abstract: This paper aims to analyze issues related to female representation in the short story "The Story of an Hour", by the American writer Kate Chopin. As specific objectives we have the analysis of the historical aspects of the feminist waves, previously presented and later analyzed in this tale, as well as the situation of the woman in the 19th century. We will also emphasize the importance of female representation made from the feminine point of view in texts worked in the classroom in elementary and middle schools. This work has as theoretical support the research on feminist theories, pointing out to authors of great relevance such as, Code (2002), which brings important reflections on the three feminist waves; Rooney (2006), with the politics of feminist theory and its inquiries; and Gillespie (2010), who singles out a concern with the representation of the female characters in texts worked in the classroom. Our analysis of the tale calls into question the female representation, notably the one that Kate Chopin denounces, which is Mrs. Mallard's life in "The one-hour story". Our work also comments on the technique of irony which Chopin makes use of in this narrative, remarkably in its conclusion, suggesting, even veiledly, the misrepresented view of men about the real desires of women.
Keywords: Kate Chopin
mulher
representação feminina
teoria feminista
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10606
Issue Date: 7-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSS07062018.pdf790,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons