Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10985
Tipo: | TCC |
Título: | Análise do contínuo fala-escrita no aplicativo WhatsApp. |
Autor(es): | FERREIRA, Kallygênesis Filgueiras de Sousa |
Primeiro Orientador: | Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro |
Resumo: | Neste trabalho, analisamos, em linhas gerais, o contínuo fala-escrita no aplicativo WhatsApp, observando a linguagem utilizada por pessoas que nasceram e que não nasceram na era digital, isto é, examinar a linguagem usada pelos estudantes da turma “B” de 1° ano de uma escola estadual, em João Pessoa/PB, assim como a usada pela docente e pela estagiária da mesma escola. Os critérios metodológicos utilizados na pesquisa foram os alunos/participantes que mais interagiram em todas as conversações e os temas relacionados ao cotidiano escolar, este critério serviu também à escolha dos diálogos entre a docente e a estagiária. Para fundamentarmos nossa pesquisa, utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Dutra e Simões (2014), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2001/2008), Reis (2013), Magnabosco (2009) e Komesu e Tenani (2009). Após procedermos à análise dos trechos dos diálogos, concluímos que, apesar de a escrita não ser representação da fala, é possível perceber as marcas da oralidade nos textos escritos neste aplicativo, assim como constatamos que o internetês é a linguagem predominante entre os estudantes, se comparado ao seu uso pela professora e pela estagiária. |
Abstract: | In this work, we analyze broadly the continuous speech-writing in the WhatsApp applicative, observing the language used by people who were born and who were not born in the digital age, for that, we examine the language used by the students of the first year "B" of a school in João Pessoa/PB, as well as that used by the teacher and the trainee of the same school. The methodological criteria used in the research were the students/participants who interacted most in all the conversations and the subjects related to the school routine, this criterion also served to choose the dialogues between the teacher and the trainee. In order to base our research, we use as theoretical contribution the following authors: Dutra and Simões (2014), Koch and Elias (2009), Marcuschi (2001/2008), Reis (2013), Magnabosco (2009) and Komesu and Tenani (2009). After analyzing the excerpts of the dialogues, we conclude that, although writing is not a representation of speech, it is possible to perceive the marks of orality in the texts written in this applicative, and we also found that “internetês” is the predominant language among students, if compared to their use by the teacher and the trainee. |
Palavras-chave: | Fala-Escrita Internetês |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10985 |
Data do documento: | 6-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KFSF06062018.pdf | 8,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons