Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10995| Tipo: | TCC |
| Título: | Transformando a Educação de Jovens e Adultos com práticas de leitura: Uma visão surgida do processo de Estágio Supervisionado. |
| Autor(es): | SANTOS, Lissandra Moura dos |
| Primeiro Orientador: | Lucena, Josete Marinho de |
| Resumo: | Busca-se neste trabalho, evidenciar sobre os benefícios da habilidade leitora na Educação de Jovens e Adultos (EJA), justamente por sua prática, contribuir no desenvolvimento linguístico e cognitivo dos alunos. Uma vez que os alunos que as constituem possuem baixo nível de escolaridade e vão se inserido nas modalidades de ensino em busca de se qualificar e assim reparar a defasagem educacional que se encontram. Portanto, três etapas conduzirão no alcance dos objetivos almejados neste trabalho. 1ª etapa: conceituar e analisar a leitura como processo de desenvolvimento educacional; 2ª etapa: evidenciar quem são os alunos da EJA e o porquê a aplicar a leitura favorece no desenvolvimento educacional desses jovens e adultos e por último, na 3ª etapa, analisar na prática como a leitura pode ser abordada em sala de aula. Sendo assim, a pesquisa terá caráter bibliográfico descritivo para analisar, compreender e interpretar a abordagem quali-quantitativa empregada na construção do trabalho, tendo Freire (1989), Martins (1988), Kleiman (2002) e Solé (2007) entre outros teóricos, formando a práxis para conscientizar sobre a prática leitora, em sua interdisciplinaridade, favorece no desenvolvimento pessoal e social de jovens e adultos que buscam as modalidades de ensino. |
| Abstract: | The aim of this work is to highlight the benefits of Reading ability in the education of Young and adults, precisely because of its practice, to contribute to the student’s linguistic and cognitive development. Since the studesnts that constitute them have a low level of schooling and are inserted in the modalities of education in search of qualifying and thus repair the educational gap that they find. Therefore, three steps will lead to the achievement of the objetives sought in this work: 1ª stage: conceptualize and analyze Reading as a processo f educational development; 2ª stage: to highlight who the students of the EJA are and why the Reading favors them and finally, 3ª stage: identify how Reading can be addressed in the classroom. Trus, in order to contribute to the reflections, a descriptive bibliographical research is carried out to assit in analyzing, understanding and interpreting the qualitative-quantitative approach employed in the construction of the work., taking Freire (1989), Martins (1988), Kleiman (2002) e Solé (2007) among other theorists, forming the theory and pratice to raise awareness that the Reading practice, in its interdisciplinarity, favors the personal and social development of Young people and adults who seek the teaching modalities. |
| Palavras-chave: | Professor Prática Leitura Aluno |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/10995 |
| Data do documento: | 7-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LMS07062018.pdf | 718,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
