Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11021
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: perspectivas dos professores do campo da rede municipal de Taperoá-PB
metadata.dc.creator: Araujo, Daiane Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Kalina de França
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a avaliação no ciclo de alfabetização e as propostas avaliativas colocadas em prática por professores alfabetizadores. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, realizada por meio de aplicação de questionários semiestruturados a quatro docentes do ciclo de alfabetização, da rede municipal de Taperoá - PB, que participam das formações do PNAIC. Diante deste panorama, questionam- se se as perspectivas e práticas de avaliação da aprendizagem dos professores alfabetizadores são condizentes com a proposta do PNAIC. A presente pesquisa está embasada nas concepções avaliativas do dispositivo legal (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei no. 9.394/96) e das considerações de Haidt (1998), Pró-Letramento (2008), Leal (2012), Brasil (2008), Hoffmann (2012), Silva, (2003), Gomes (2013), dentre outros, no que tange à metodologia do trabalho científico. Os dados desta pesquisa revelam a necessidade de aproximar os professores da profundidade teórica das perspectivas avaliativas para que eles entendam a importância do processo avaliativo ser efetivado na prática, da compreensão acerca da progressão continuada e da finalidade da avaliação no ciclo de alfabetização, tendo em vista algumas respostas inconsistentes e contraditórias. Em suma, considera-se os dados da pesquisa como inquietadores diante deste cenário de avaliação/alfabetização. Ressalta-se ainda a importância dessa formação continuada para os professores, no sentido de ressignificar as suas práticas, como também de refletir acerca das formas de avaliação, reprovação e escolarização de cada educando e, consequentemente, de uma avaliação que vise uma aprendizagem significativa.
Abstract: The present study aims to analyze the evaluation in the literacy cycle and the evaluation proposals put into practice by literacy teachers. The methodology used was a field research, with a qualitative approach, carried out through the application of semi - structured questionnaires to four teachers from the literacy cycle of the municipal network of Taperoá - PB, who participate in the PNAIC formations. Faced with this scenario, the question is whether the perspectives and practices of learning assessment of literacy teachers are in line with the PNAIC proposal. The present research is based on the evaluative conceptions of the legal device (Law of Directives and Bases of National Education - LDBEN, Law No. 9.394 / 96) and the considerations of Haidt (1998), Pró-Letramento (2008), Leal , Brazil (2008), Hoffmann (2012), Silva, (2003), Gomes (2013), among others, regarding the methodology of scientific work. The data from this research reveal the need to bring teachers closer to the theoretical depth of the evaluative perspectives so that they understand the importance of the evaluative process to be effective in the practice, the understanding of the continuous progression and the purpose of the evaluation in the literacy cycle, with a view some inconsistent and contradictory answers. In sum, the research data are considered as disquieting in the context of this evaluation / literacy scenario. It is also worth noting the importance of this continuous training for teachers, in order to re-signify their practices, as well as to reflect on the forms of evaluation, reprobation and schooling of each student and, consequently, an evaluation that aims at meaningful learning.
Keywords: Avaliação
Pnaic
Aprendizagem
Evaluation
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11021
Issue Date: 8-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DRA28062018.pdf621,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.