Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11023
metadata.dc.type: TCC
Title: A música na educação infantil: refletindo concepções e práticas
metadata.dc.creator: Silva, Dorca dos Santos Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ramos, Patrícia Batista Bezerra
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as funções da música nas atividades de rotina vivenciadas na educação Infantil e refletir sobre práticas e concepções sobre a música na Educação Infantil. A vivência da música nestes espaços não se restringe apenas às salas de aula, e sim no ambiente escolar como um todo. A pesquisa buscou verificar se as músicas cantadas ou tocadas na escola colaboram para um desenvolvimento pleno das crianças no ensino-aprendizagem ou fazem parte de uma rotina preestabelecida de ensaios para datas comemorativas ou festas, sem nortear o ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, através da observação, diário de campo e questionário com as professoras das salas envolvidas. Constatou-se que a música faz parte do PPP (Projeto Politico Pedagógico) e é desenvolvida em vários momentos na rotina das crianças neste eixo da Educação Infantil, onde a criança tem a liberdade de brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos seus desejos e necessidades através de uma melodia ou ritmo da música.
Abstract: This project aims to analyze the music functions at activities lived by child education, reflect about practices and conceptions directed for the music as a pedagogical mechanism at teacher tasks in education. The music experience in those places does not restrict only at classrooms, but in the scholar environment as itself. The research sought to verify if the sung or played songs at school collaborate for a complete development of the children in the apprenticeship or are part of a pre-established routine of rehearsals for celebratory dates or parties, without disordering the education. The research had a qualitative approach, through observation, field journal and questionnaire given for the teachers of the classroom involved. It is confirmed that the music is a part of the Political Educational Project (PEP) and it develops through several moments on the daily bases on a child from this kind of education, where the child has the liberty to play, express emotions, feelings, thoughts, wishes, and necessities over melodies or musical rhythm.
Keywords: Educação
Música
Crianças
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11023
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSVS10072018.pdf754,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.