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metadata.dc.type: TCC
Title: Educação para o trânsito: considerações didático-pedagógicas para a educação básica
metadata.dc.creator: Barbosa, Gilvaneide Ferreira de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Nathália Fernandes do Egito
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa monográfica teve como escopo discutir sobre a educação em/para o trânsito, a fim de compreender a realidade que a cerca, tendo como foco pesquisar sobre os seus conceitos, atributos, legislação, diretrizes pedagógicas, e ainda, sobre as possibilidades de integração entre a temática e a educação básica. Nesse contexto, o estudo apresentou como objetivo geral: Investigar e discutir sobre o tema Educação em/para o Trânsito, considerando as abordagens didático-pedagógicas, disponibilizadas nos espaços público-privados, as quais são decorridas de artefatos legais originados a partir do Código de Trânsito Brasileiro. Optou-se, por uma pesquisa qualitativa e quantitativa, pois o objeto de estudo exigiu a utilização de métodos e técnicas que abordassem análise de temas objetivos e subjetivos. Já a coleta de dados teve natureza bibliográfica e documental, principalmente apreciação de legislação específica, artigos, livros, sítios eletrônicos como o do Departamento Nacional de Trânsito e outros correlatos. Por fim, registrou-se a evolução histórica da Educação para o Trânsito no Brasil, a sua aplicabilidade no contexto didático-pedagógico, bem como as probabilidades de integração entre a EPT, as várias disciplinas das etapas e modalidades da Educação Básica, e, também, a correlação com o currículo escolar, a transversalidade e a interdisciplinaridade.
Abstract: The purpose of the monographic research was to discuss traffic education in order to understand the reality surrounding it, focusing on its concepts, attributes, legislation, pedagogical guidelines, and on the possibilities of integration between thematic and basic education. In this context, the study had as a general objective: To investigate and discuss the theme of Education in / to Traffic, considering the didactic-pedagogical approaches, made available in the public-private spaces, which are derived from legal artifacts originated from the Code of Brazilian Transit. It was decided, through a qualitative and quantitative research, that the object of study required the use of methods and techniques that approached the analysis of objective and subjective subjects. The collection of data had a bibliographical and documentary nature, mainly an appreciation of specific legislation, articles, books, electronic sites such as the National Traffic Department and other correlates. Finally, the historical evolution of Traffic Education in Brazil, its applicability in the didactic-pedagogical context, as well as the probabilities of integration between the EFA, the various disciplines of the stages and modalities of the Basic Education were registered, and also , the correlation with the school curriculum, transversality and interdisciplinarity.
Keywords: Educação
Trânsito
Currículo
Transversalidade
Interdisciplinaridade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11025
Issue Date: 20-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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