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metadata.dc.type: TCC
Title: Afetividade e educação infantil: concepções e práticas docentes no Município de Campina Grande/PB
metadata.dc.creator: Lourenço, Iana Maria Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Miriam Espíndula dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetivou analisar a importância do professor da educação infantil no desenvolvimento da afetividade. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário, o qual foi aplicado com professoras dos níveis maternal I e II de uma creche localizada no município de Campina Grande/PB.Dessa forma, foi possível identificar a importância que as professoras dão para a afetividade e quais são suas motivações para o trabalho na educação infantil. Foi analisada também a forma como é trabalhada a afetividade com as crianças da creche e como é realizado o processo adaptativo durante o ano letivo. Além disso, foi feita uma análise acerca da opinião desses profissionais sobre a ligação afetiva das crianças com seus pais. Foi possível verificar que boa parte das professoras questionadas apresentam uma identificação essencial para se trabalhar na educação infantil. Além disso, através desse trabalho foi possível analisar melhor as relações afetivas entre as crianças e seus pais sob o olhar das professoras da creche, mostrando que essas profissionais devem, muitas vezes, ter um papel materno para com alunos que não possuem um bom relacionamento afetivo dentro de casa.
Abstract: The present work aimed to analyze the importance of the teacher of the kindergarten in the development of affectivity. It is a qualitative research, whose instrument used for data collection was a questionnaire, which was applied with teachers of maternal levels I and II of a nursery located in the city of Campina Grande / PB. So, it was possible to identify the importance that teachers give to affectivity and what are their motivations for work in early childhood education. It was also analyzed the way affectivity is worked with daycare children and how the adaptive process is carried out during the school year. In addition, an analysis was made of the opinion of these professionals about the affective attachment of children to their parents. It was possible to verify that most of the teachers questioned present an essential identification to work in the education of children. The adequate physical structure are presented as difficulties of the work of the children's education, however, the teachers questioned showed that they implement activities that are of great help for the process development. In addition, through this work it was possible to better analyze the affective relationships between children and their parents under the eyes of day care teachers, showing that these professionals should often play a maternal role towards students who do not have a good affective relationship inside home.
Keywords: Afetividade
Educação Infantil
Aprendizagem
Early Childhood Education
Affectiveness
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11026
Issue Date: 11-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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