Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11033
metadata.dc.type: TCC
Title: As contribuições das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem
metadata.dc.creator: Barboza, Maria José dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Miriam Espíndula dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetiva analisar a contribuição das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da criança dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do Município de São Bento/PB. O interesse surgiu da curiosidade em verificar quais os benefícios da inserção dessa nova gama de aparatos tecnológicos dentro da sala de aula. As novas tecnologias da no contexto atual englobam uma séria de aparatos que podem ser grandes auxiliadores da educação e do processo de ensino aprendizagem. A inserção desse material no dia a dia da sala de aula, não apenas auxilia, mas intensifica a aprendizagem. A análise que se desenvolveu ao longo deste trabalho mostrou a importância e a capacidade de facilitar a aprendizagem que as tecnologias trazem, entretanto, revela barreiras que ainda devem ser superadas. De maneira geral, concluiu- se que é fundamental que a tecnologia faça parte do processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que a tecnologia é atraente as crianças e em muitos aspectos facilita o trabalho docente, com a utilização de atividades que proporcionam uma melhor absorção daquilo que é ensinado.
Abstract: The present work aims to analyze the importance of the use of new Information and Communication Technologies (ICTs) in the teaching and learning process and in the development of the children of the initial years of elementary school in the respective school of the Municipality of São Bento/PB. The interest arose from the curiosity to verify the benefits of the insertion of this new range of technological devices within the classroom. The theory in general says that this new technological advent that encompasses a series of apparatuses are great helpers of education and the process of teaching learning. The insertion of this material into the day-to-day classroom not only helps but intensifies learning. The analysis that develops throughout this work shows the importance and the capacity to facilitate the learning that the technologies bring, however, reveals barriers that still have to be overcome. In general, it was concluded that it is fundamental that technology be part of the teaching and learning process. We conclude that technology is attractive to children and in many ways facilitates the teaching work, using activities that provide a better absorption of what is taught
Keywords: Tecnologia
Aprendizagem
Educação
Technology
Learning
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11033
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJSB26072018.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.