Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11036
Tipo: TCC
Título: A importância da formação continuada de professores da educação infantil para uma atuação docente reflexiva
Autor(es): Lima, Sonia Maria Oliveira
Primeiro Orientador: Bezerra, Patrícia Batista
Resumo: O presente estudo apresenta como objetivo compreender a importância da formação continuada de professores da Educação Infantil e como a mesma está contribuindo para uma melhor prática docente em uma escola municipal de Itaporanga-PB. A metodologia empregada neste trabalho segue o método de abordagem qualitativa, utilizando-se de referências bibliográficas, através dos estudos de BRASIL (2003), BENCINI (2003), FREIRE (2006), GONÇALVES (2001), SOUSA (2008) entre outros, como também a pesquisa direta que foi o trabalho de campo com aplicação de entrevista semiestruturada com 05 professoras da referida escola, bem como a orientadora pedagógica. Com essa pesquisa foi possível perceber que o trabalho com a formação continuada de professores tem mostrado êxito em salas de aulas e sua ampliação é importante para um trabalho consistente e comprometido com a efetivação de um ensino significativo e de qualidade. Mas, para isso acontecer é necessário que o professor e a escola estejam unidos e convictos de seus papéis, como também o investimentos de diversas políticas públicas para uma política de formação continuada que atenda as demandas e anseios dos professores.
Abstract: The objective of this study is to understand the importance of continuing education of teachers of Early Childhood Education and how it is contributing to a better teaching practice in a municipal school in Itaporanga-PB. The methodology used in this work follows the method of qualitative approach, through the studies of BRASIL (2003), BENCINI (2003), FREIRE (2006), GONÇALVES (2001), SOUSA (2008) among others, using bibliographical references as well as the direct research that was the field work with application of semistructured interview with 05 teachers of the mentioned school, as well as the pedagogical guide. With this research it was possible to perceive that the work with the continuous formation of teachers has shown success in classrooms and its extension is important for a consistent work and committed to the accomplishment of a significant teaching and of quality. But for this to happen, it is necessary for the teacher and the school to be united and convinced of their roles, as well as the investments of various public policies for a policy of continuing education that meets the demands and wishes of the teachers.
Palavras-chave: Formação continuada
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11036
Data do documento: 15-Jun-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SMOL10072018.pdf484,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.