Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11041
metadata.dc.type: TCC
Title: As políticas educacionais para a diversidade: dificuldades e possibilidades
metadata.dc.creator: Pinheiro, Danielle Ventura de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: As Políticas Públicas para a diversidade são ações inclusivas em prol das minorias. É comum em trabalhos acadêmicos a escolha por um grupo social tido como excluído para ser analisado de forma pormenorizada. Pensando nisso, catalogou-se algumas dissertações defendidas na linha de pesquisa Políticas Educacionais, do PPGE/UFPB, que se voltam para a implementação de tais ações. Foram alvo de análise os seguintes grupos minoritários: pessoas com deficiência, pobres, negros, indígenas e homossexuais. Analisou-se em cada uma delas os principais entraves e as possibilidades para que, de fato, exista uma execução de ações efetivas para tais grupos. As políticas públicas para a diversidade foram aqui analisadas em diálogo com teóricos da área e tendo como fontes principais as informações catalogadas em trabalhos acadêmicos. Como resultados aponta-se o papel dos movimentos sociais para garantia da plena execução dessas ações, unida a mobilização de toda a escola e, como entraves, observa-se como pontos em comum o bullying, a discriminação e o discurso de ódio presente em sala de aula, sem ações concretas no interior da instituição para que essa realidade seja superada.
Abstract: Public policies for diversity are inclusive actions for the benefit of minorities. It is common in academic works to choose a social considered as excluded to be analyzed in detail. Thinking about this, we cataloged some dissertations defended in the line of research Educational Policies, PPGE / UFPB, that turn to the implementation of such actions. The following minority groups were subjected to analysis: people with disabilities, poor, black, indigenous and homosexuals. The main barriers and possibilities were analyzed in each of them, in fact, that there is an effective execution of actions for such groups. The public policies for diversity were analyzed here in dialogue with area theorists and having as main sources the information catalogued in academic works As a result the role of social movements is pointed out to guarantee the full implementation of these actions, together with the mobilization of the whole school and, as barriers, it is observed as common points of bullying, discrimination and hate speech present in the classroom, without Concrete actions within the institution for this reality to be overcome.
Keywords: Políticas para a diversidade
Inclusão
Minorias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11041
Issue Date: 15-Jun-2018
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DVLP12072018.pdf620,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.