Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11103
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Estudo do gênero: uma abordagem do estilo no livro didático de língua portuguesa do ensino médio
metadata.dc.creator: Nascimento, Terezinha de Jesus Gomes do
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Maria de Fátima
metadata.dc.description.resumo: A abordagem enunciativa dos elementos linguísticos e extralinguísticos é condição indispensável para a compreensão dos gêneros do ponto de vista discursivo. O estilo é um dos alicerces de sua arquitetônica, responsável pela construção do sentido e da expressividade, característicos do gênero. Por esse motivo, nesta pesquisa busca-se analisar a abordagem do estilo dos textos: crônica, texto de divulgação científica, carta de leitor e redação de vestibular, tomados numa perspectiva dialógica na do livro didático para ensino médio reja e Thereza Magalhães (2013). Defende-se que o estudo de estilo, tomado no seu aspecto dialógico, contribui significativamente para a compreensão dos aspectos linguísticos empregados nos gêneros, colaborando para uma leitura criteriosa e uma produção escrita mais criativa. De natureza qualitativo-interpretativa, a pesquisa ancora-se nos pressupostos de Bakhtin e o Círculo e vários outros estudiosos das reflexões bakhtinianas. Os resultados revelam a sistematização das atividades propostas no livro didático a partir de orientações do PNLD (2015), a dissonância entre teorias que fundamentam o trabalho com os gêneros, empregando os conceitos de gênero textual e gênero discursivo indiscriminadamente. Além disso, o manual distancia-se de uma abordagem do estilo que contemple a expressividade e o sentido das escolhas linguísticas do enunciador, evidenciados nos textos analisados, apresentando diversas lacunas em que essa perspectiva poderia ser explorada. É evidente que o livro didático não é o único responsável pelo aprimoramento da leitura e escrita dos estudantes. Contudo, esperamos que esse material fomente o ensino do estilo do gênero numa perspectiva discursiva, fundamental para o aprimoramento do uso da linguagem. O trabalho com o estilo dos gêneros requer uma maior atenção dos pesquisadores, tendo em vista ser este um dos elementos mais importantes na constituição dos textos.
Abstract: The expository approach to linguistic and extralinguistic elements is essential for understanding the genres of discursive perspective. The style is one of the foundations of its architectural, responsible for the construction of meaning and expressiveness characteristic of the genre. For this reason, this research seeks to analyze the texts style approach: chronic, popular science text, drive letter and writing exam, taken in a dialogic perspective in "Working the genre " section of the textbook for high school "Portuguese languages" William Cereja and Thereza Magalhães (2013). It is argued that the style of study, taken as a dialogical aspect, contributes significantly to the understanding of language development employees in genres, contributing to a careful reading and written production more creative. Qualitative-interpretative nature, research is founded on assumptions of Bakhtin and the Circle and several other scholars of Bakhtinian reflections. The results show the systematization of activities proposed in the textbook from PNLD guidelines (2015), the dissonance between theories behind the work with genders, employing the concepts of genre and discursive genre indiscriminately. In addition, the manual distance is a style approach addressing the expressiveness and sense of language choices enunciator, evidenced in the analyzed texts, presenting many gaps in this perspective could be exploited. It is clear that the textbook is not solely responsible for reading and writing improvement of students. However, we expect that this material promotes the genre style of teaching in a discursive perspective, essential for improving the use of language. Working with the style of the genre requires greater attention from researchers, considering that this is one of the most important elements in the constitution of the texts.
Keywords: Dialogismo
Gêneros Discursivos
Ensino
Livro Didático
Estilo
Dialogism
Discourse Genres
Teaching
Textbook
Style
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística e ensino
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Linguística
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11103
Issue Date: 30-Mar-2016
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total11,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.