Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gessica Maria Silva de-
dc.date.accessioned2018-08-08T14:39:59Z-
dc.date.available2018-07-11-
dc.date.available2018-08-08T14:39:59Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11187-
dc.description.abstractCette monographie visant identificar le profil I’ éducateur por agir dans la modelié l'Éducation des Jeunes et des Adultes (EJA), de la conception des étudiants d’une école publique municipale dans un quartier pérphérique de João Pessoa- PB. La recherche était base dans: Paulo Freire, (1987 e 1996), Gadotti (2011), Libâneo (2001), Schwartz (2012) e Furtado (2015). Il s ́agit d ́une recherche dábordage qualitatif, dont la locus sont sujets élèves de l ́EJA. Méthodologiquement, le recherche compte avec les suivantes étapes: Application de questionnaires qui remplis par les éducateurs de la modalité EJA des cycles I et d' II, avec la caractérisation du profil formateur de l'éducateur. Utilizerons I’interview semi-structurées avec éstudiants. Les données ont éte analyses selon la perspective de Foucault de l`Analyse Archéologique du Discours (AAD), se réfère à la façon de savoir comment l'homme a produit des connaissances sur le domaine social de pratiques discursives. Nos conclusions ont indiqué, dans les discours des étudiants, declarations de certains domaines pédagogiques, en exemple de la l'Éducation Populaire, la pédagogie socioculturelle et humaniste, l'établissement de conclusions pour la réflexion pédagogique en tant que fondement de la formation du profil d'éducateur de l'Éducation des Jeunes et des Adultes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-08-08T14:39:59Z No. of bitstreams: 1 GMSL11072018.pdf: 848261 bytes, checksum: 8313ddd6f9ef728ee53dc410b6e007cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T14:39:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GMSL11072018.pdf: 848261 bytes, checksum: 8313ddd6f9ef728ee53dc410b6e007cb (MD5) Previous issue date: 2018-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleO perfil do educador da educação de jovens e adultos no discurso dos educandos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubirajara Targino Bottopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Eduardo Jorge da Silva-
dc.description.resumoA presente monografia objetivou identificar o perfil de educadores para atuar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da concepção dos educandos de uma escola pública municipal de um bairro periférico de João Pessoa-PB. A pesquisa fundamentou-se em Paulo Freire (1987 e 1996), Gadotti (2011), Libâneo (2001), Schwartz (2012) e Furtado (2015). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram educandos da EJA. Metodologicamente, a pesquisa constou das seguintes etapas: aplicação de questionários que foram preenchidos pelos educadores da modalidade EJA dos ciclos I e II, com caracterização do perfil formativo do educador. Realizamos entrevistas semiestruturada com educandos. Os dados foram analisados, segundo a perspectiva foucaultiana da Análise Arqueológica do Discurso (AAD), que se refere ao modo de conhecer como o homem têm produzido saber sobre o campo social a partir de práticas discursivas. Nossas conclusões indicaram, nos discursos dos educandos, enunciados de determinados campos pedagógicos, a exemplo da Educação Popular, pedagogia sociocultural e humanista, levantando achados para um pensar pedagógico como alicerce para formação do perfil de educador da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMSL11072018.pdf828,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.