Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11187
Tipo: TCC
Título: O perfil do educador da educação de jovens e adultos no discurso dos educandos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ubirajara Targino Botto
Autor(es): Lima, Gessica Maria Silva de
Primeiro Orientador: Lopes, Eduardo Jorge da Silva
Resumo: A presente monografia objetivou identificar o perfil de educadores para atuar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da concepção dos educandos de uma escola pública municipal de um bairro periférico de João Pessoa-PB. A pesquisa fundamentou-se em Paulo Freire (1987 e 1996), Gadotti (2011), Libâneo (2001), Schwartz (2012) e Furtado (2015). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram educandos da EJA. Metodologicamente, a pesquisa constou das seguintes etapas: aplicação de questionários que foram preenchidos pelos educadores da modalidade EJA dos ciclos I e II, com caracterização do perfil formativo do educador. Realizamos entrevistas semiestruturada com educandos. Os dados foram analisados, segundo a perspectiva foucaultiana da Análise Arqueológica do Discurso (AAD), que se refere ao modo de conhecer como o homem têm produzido saber sobre o campo social a partir de práticas discursivas. Nossas conclusões indicaram, nos discursos dos educandos, enunciados de determinados campos pedagógicos, a exemplo da Educação Popular, pedagogia sociocultural e humanista, levantando achados para um pensar pedagógico como alicerce para formação do perfil de educador da Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: Cette monographie visant identificar le profil I’ éducateur por agir dans la modelié l'Éducation des Jeunes et des Adultes (EJA), de la conception des étudiants d’une école publique municipale dans un quartier pérphérique de João Pessoa- PB. La recherche était base dans: Paulo Freire, (1987 e 1996), Gadotti (2011), Libâneo (2001), Schwartz (2012) e Furtado (2015). Il s ́agit d ́une recherche dábordage qualitatif, dont la locus sont sujets élèves de l ́EJA. Méthodologiquement, le recherche compte avec les suivantes étapes: Application de questionnaires qui remplis par les éducateurs de la modalité EJA des cycles I et d' II, avec la caractérisation du profil formateur de l'éducateur. Utilizerons I’interview semi-structurées avec éstudiants. Les données ont éte analyses selon la perspective de Foucault de l`Analyse Archéologique du Discours (AAD), se réfère à la façon de savoir comment l'homme a produit des connaissances sur le domaine social de pratiques discursives. Nos conclusions ont indiqué, dans les discours des étudiants, declarations de certains domaines pédagogiques, en exemple de la l'Éducation Populaire, la pédagogie socioculturelle et humaniste, l'établissement de conclusions pour la réflexion pédagogique en tant que fondement de la formation du profil d'éducateur de l'Éducation des Jeunes et des Adultes.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação popular
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11187
Data do documento: 18-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMSL11072018.pdf828,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.