Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11199
Tipo: TCC
Título: Produzir textos nos anos iniciais do ensino fundamental por meio do lúdico: algumas contribuições
Autor(es): Ferreira, Priscila Silva
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo buscar compreender como a ludicidade pode contribuir com a produção textual dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para os objetivos específicos procuramos: analisar a concepção de ludicidade desenvolvida/empregada por uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; identificar como uma professora dos Anos Iniciais organiza o seu trabalho pedagógico utilizando a ludicidade e a produção de texto; identificar e analisar quais as reações dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação ao uso da ludicidade nas atividades de produção de texto; e propor atividades de produção de texto que podem ser desenvolvidas com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental empregando a ludicidade. Como metodologia de pesquisa, foi priorizado o método qualitativo, fazendo uso das ferramentas de observação participante, análise documental, entrevista semiestruturada e roda de conversa. A pesquisa se realizou com uma turma do 4o ano e sua respectiva professora. A escolha dos participantes, bem como, do lócus da pesquisa, se deve a nossa intervenção no Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. Buscamos apoio teórico em Luckesi (1998, 2000, 2002, 2014), Massa (2015), Santos (1997), Almeida (2003), Huizinga (2007), dentre outros, para fundamentar a parte que trata dos conceitos sobre Ludicidade e educação lúdica. Apoiamo-nos, também, nos estudos de Koch (2012), Geraldi (2002), bem como, dos documentos oficiais, como os PCN (1997) de Língua Portuguesa e a BNCC (2017), dentre outros, para embasar a parte que versa sobre a produção textual. Constatamos que a professora da turma demonstrou uma concepção limitada sobre ludicidade e o seu trabalho pedagógico não contemplou de forma sistemática e direcionada à produção textual e ao uso do lúdico. Por intermédio das intervenções na turma, que se deram no formato de oficinas, constatamos as reações positivas dos alunos e, mediante essa experiência, apresentamos um caminho possível para o trabalho com a produção textual envolvendo ludicidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, reconhecendo a importância da educação lúdica, faz-se necessário que os professores incluam a ludicidade na prática de ensino de uma forma geral, e na produção de texto, em especial.
Abstract: The main objective of this study was to understand how the playfulness can contribute to the textual production of students in the Early Years of Elementary School. For the specific objectives we seek: to analyze the conception of playfulness developed / employed by a teacher of the Initial Years of Elementary Education; to identify how an Early Years teacher organizes her pedagogical work using playfulness and the production of text; identify and analyze the reactions of elementary school students to the use of playfulness in text production activities; and to propose activities of text production that can be developed with students of the Initial Years of Elementary Education employing playfulness. As a research methodology, the qualitative method was prioritized, making use of the tools of participant observation, documentary analysis, semi-structured interview and conversation circle. The research was performed with a group of the 4th year and its respective teacher. The choice of the participants, as well as the locus of the research, is due to our intervention in the Supervised Internship of Elementary School. We seek theoretical support in Luckesi (1998, 2000, 2002, 2014), Massa (2015), Santos (1997), Almeida (2003), Huizinga (2007), among others, to substantiate the part dealing with the concepts on Ludic and playful education. We support, too, in Koch's studies (2012), Geraldi (2002), as well as official documents, such as PCN (1997) Portuguese Language and BNCC (2017), among others, to support the part that versa on textual production. We found that the classroom teacher showed a limited conception of playfulness and his pedagogical work did not contemplate in a systematic way and directed to the textual production and the use of the ludic. Through the classroom interventions, which were given in the form of workshops, we verified the positive reactions of the students and, through this experience, we present a possible way to work with the textual production involving playfulness in the Initial Years of Elementary Education. Therefore, recognizing the importance of play education, it is necessary that teachers include playfulness in the practice of teaching in a general way, and in production of text, in particular.
Palavras-chave: Lúdico - jogos e brincadeiras
Educação infantil
Produção textual
Escrita
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11199
Data do documento: 18-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSF05072018.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.